Em 2010 tiveram início as atividades do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN), no IBCCF, coordenadas pelo prof. Alfred Sholl, visando fomentar, por meio das neurociências, os processos de divulgação, popularização, conscientização pública e letramento nas áreas de ciência e tecnologia. Neste núcleo, são desenvolvidas ações de editoração, produção de material audiovisual e de materiais didático-instrucionais, disponibilizados por meio de diferentes mídias (ver o portal http://www.cienciasecognicao.org; canal no YouTube: www.youtube.com/canalcienciasecognicao). O NuDCEN conta com parcerias firmadas com secretarias de educação e escolas das redes de ensino básico de diferentes municípios do Rio de Janeiro (incluindo a região metropolitana) e de outros estados brasileiros. Além disso, realizamos atividades em colaboração com pesquisadores da UFRJ e de outras instituições de ensino superior nacionais e internacionais.
O NuDCEN é uma iniciativa focada na promoção de ações presenciais e remotas de divulgação, alfabetização e comunicação científica que contribuem para o desenvolvimento do ensino básico e do ensino superior, bem como da sociedade, além de popularizar C&T para o público em geral, por meio do estímulo à expressão, à fruição e à compreensão dos fenômenos artísticos e científicos.
Organizamos eventos, oficinas e atividades, além de editarmos a Revista Ciências & Cognição (UFRJ) e o Podcast NeuroDelas, em conjunto com a Mentoria “Meninas nas Neurociências”. Desenvolvemos ferramentas didáticas para os ensinos básico e superior.
Objetivos.
Objetivos primários do presente projeto:
- Dar continuidade às ações desenvolvidas pelo Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NUDCEN), por meio do qual são desenvolvidas ações presenciais e remotas em escolas e espaços públicos com foco na popularização das ciências, bem como o desenvolvimento e distribuição de ferramentas didáticas para o ensino de neurociência;
- Desenvolver e manter novas estratégias tecnológicas para as atividades do núcleo Ciências e Cognição, por meio de redes sociais, colaboratórios e portal virtual;
- Manter o portal digital e mídias sociais do NUDCEN e parceiros, por meio dos quais será dada ampla divulgação para as ações desenvolvidas;
- Promover ações que busquem despertar o interesse de estudantes do ensino básico e do ensino superior pelas diferentes áreas do conhecimento que compõem as neurociências.
Objetivos secundários:
- Estabelecer, aprimorar e expandir os espaços e atividades destinados à popularização da ciência, por exemplo, através da visita de alunos de ensino médio e fundamental às universidades (IBCCF/UFRJ e Departamento de Neurobiologia/UFF), assim como promover visitas programadas em escolas de ensino fundamental e médio;
- Elaborar, desenvolver, produzir e/ou adquirir e distribuir materiais destinados à informação e à difusão científica;
- Promover a formação complementar de profissionais e acadêmicos no processo de difusão de conhecimento por meio de eventos, oficinas e do periódico Ciências e Cognição.
Interdisciplinaridade e interprofissionalidade.
Trabalhamos com conceitos e atividades práticas, relacionando as áreas de difusão científica e de neurociências, de modo a abordar e explorar a interdisciplinaridade, promovendo o diálogo entre as disciplinas de fisiologia, anatomia, histologia, biologia, divulgação científica, entre outras. Além disso, promovemos a exposição a conteúdos multidisciplinares.
Promovemos a formação continuada e a alfabetização científica em diferentes níveis (do infantil ao superior), incluindo uma visão neurocientífica para diversas áreas do saber: humanas, exatas e da natureza, promovendo assim, a inter e transdisciplinaridade, característica dos estudos da “Mente, Cérebro e Educação” (Neuroeducação) e a neuropsicopedagogia, o que é reforçado pelo desenvolvimento de pesquisa e ensino por meio do grupo de pesquisa NEUROEDUC (CNPq).
Impacto e Transformação Social.
De acordo com a Organisation for Economic Co-operation and Development (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico; OCDE, 2002), as ciências que estudam o sistema nervoso e o conhecimento sobre o ensino e o aprendizado humanos estão se expandindo rapidamente em virtude de diversos fatores, como o impacto iminente das novas tecnologias e o avanço das neurociências cognitivas. A contemporaneidade, revestida por complexos mecanismos multimidiáticos, digitais de comunicação e incontáveis meios de circulação de informação e de compartilhamento de conhecimentos científicos, portanto, evoca atualização, renovação e transformações emergentes em/para toda a sociedade planetária, principalmente no universo educacional (SHOLL-FRANCO e ARANHA, 2015; ARANHA e SHOLL-FRANCO, 2012). Logo, esse espaço-tempo exige que educadores (professores, gestores etc.) reflitam, discutam e estabeleçam novos paradigmas e concepções de ensino e aprendizagem, sustentando novas práticas didático-pedagógicas, apoiadas no método científico e em pesquisas científicas, de criação e criatividade, incluindo professores e alunos, sem distinção. Afinal, a educação deve estar exponencialmente engajada no desenvolvimento das potencialidades dos alunos, no que se refere à criatividade e à formulação de hipóteses, e na tentativa de responder às questões levantadas, de forma a proporcionar uma formação mais ampla e integral, além de cidadã, a todos os alunos.
Interação dialógica: troca de saberes entre a universidade e o público atendido.
O contato dos professores e alunos do ensino básico/superior, assim como do público em geral, com a Universidade é de extrema importância para o início da construção de uma visão ampla e realista sobre o fazer acadêmico, além de promover uma assistência que estimule a formação continuada dos professores e a alfabetização ou a divulgação científica do público em geral. Propomos, por meio de abordagens dialógicas e interativas, com atividades práticas e oficinas, uma nova ferramenta metodológica para abordar os conteúdos de neurociências com professores e alunos do ensino básico, bem como licenciandos.
Observamos, em geral, um efetivo aproveitamento das atividades (evento, oficinas, cursos e workshops, podcast NeuroDelas e mentoria “Meninas nas Neurociências”) pelo público participante. Os participantes podem levar os conteúdos trabalhados nas atividades para suas atuações acadêmicas, profissionais e pessoais. Aprender de modo interdisciplinar sobre as neurociências pode proporcionar enriquecimento cultural e retorno pessoal, uma vez que possibilita um forte diálogo com o cotidiano, desmistifica conceitos e estimula a aplicação dos conteúdos no dia a dia dos participantes.
Os vídeos produzidos e disponibilizados em nossas playlists e publicações (Youtube Ciências e Cognição / Revista Ciências e Cognição), assim como os das postagens (Facebook e Instagram) de materiais pela equipe extensionista, são: informar à comunidade atendida que esta ação é permanente.
Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O projeto alinha ações de alfabetização e de popularização das neurociências entre docentes e discentes do Ensino Básico, articulando a escola, a universidade e a sociedade. Trata-se do desenvolvimento de uma ação coordenada, visando à melhoria dos processos de produção e compreensão dos fenômenos científicos e das artes e sua fruição por estudantes e professores de todo o Brasil, uma vez que temos inscritos de vários estados brasileiros, atualizando docentes e estimulando licenciandos e estudantes do ensino médio para o estudo e aprofundamento de seus conhecimentos em neurociências, de modo integrativo e transdisciplinar.
Além disso, por meio das pesquisas (Grupo de Pesquisa NEUROEDUC/CNPq) e das atividades de ensino (Disciplinas de graduação e pós-graduação) desenvolvidas pelo Projeto, temos nos tornado referência para docentes do ensino básico e superior em estudos transdisciplinares nas áreas de neuroeducação. Representamos ainda uma referência em publicações por meio da Revista Ciências e Cognição (periódico de nível A4 do Qualis).
Em conformidade com o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, temos alunos de graduação realizando seus trabalhos de conclusão de curso e alunos de pós-graduação desenvolvendo suas dissertações (mestrado) e teses (doutorado) junto às atividades do projeto.
O coordenador e a equipe orientam TCCs, dissertações e teses relacionadas às ações do projeto, indicando a realização de pesquisa e a formação acadêmica.
Impacto na formação do estudante.
Participando da organização e da realização das diferentes atividades associadas ao projeto, os estudantes são estimulados a desenvolver sua capacidade de trabalhar em equipe, pensar e discutir ideias, o que, além de facilitar a retenção dos conteúdos, auxilia no desenvolvimento de habilidades como a criatividade e a autonomia, bem como no estabelecimento de uma postura mais crítica e cidadã.
A atuação dos estudantes pode ainda proporcionar o aproveitamento dos conteúdos trabalhados em seus cursos de origem, bem como sua ampliação por meio de atividades práticas e da atuação como mediadores participativos do processo de ensino-aprendizagem.
Durante o período da pandemia da COVID-19, os alunos têm a oportunidade de vivenciar novos fazeres, como a gravação de áudios e vídeos, a edição e a editoração, bem como o uso mais abrangente das redes sociais para a divulgação dos trabalhos e atividades. Estão incorporando novas formas de estudo que certamente serão mantidas mesmo quando voltarmos às atividades presenciais. Os encontros remotos têm favorecido intercâmbios com profissionais de diferentes áreas, já que vários participaram de reuniões regulares do projeto, graças à facilidade proporcionada pela telepresença. Essa facilidade de interação é um grande destaque no impacto das mudanças realizadas e na promoção da interdisciplinaridade, que já estava no âmago do projeto original.
Área física
(sala G0-015, situada no subsolo do bloco G do CCS): 30 m2.
Infraestrutura
O Núcleo está equipado com computadores, televisores QLED (55″) e Full HD (32″), projetores multimídia, central multimídia, impressoras (deskjet; laser monocromática; laser color; 3D; de corte 2D), câmeras fotográficas e filmadoras profissionais, mesa de som, microfones profissionais, teleprompter, iluminadores e fundo infinito. Materiais para corte, encadernação e plastificação, além de 4 microscópios ópticos trinoculares (2 com câmeras CCD, 5 monitores de 22” e 2 televisores de 32”) e modelos anatômicos humanos e de diferentes animais.
