Quem Somos

Em 2010 tiveram início as atividades do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN), no IBCCF, coordenadas pelo prof. Alfred Sholl-Franco, visando fomentar, através das neurociências, os processos de divulgação, popularização, conscientização pública e letramento nas áreas de ciência e tecnologia. Neste núcleo são desenvolvidas ações de editoração, produção de material audiovisual e de materiais didático-instrucionais, disponibilizados através de diferentes mídias (ver portal http://www.cienciasecognicao.org; canal do YouTube www.youtube.com/canalcienciasecognicao). O NuDCEN conta com parcerias firmadas com secretarias de educação e escolas das redes de ensino básico de diferentes municípios do Rio de Janeiro (incluindo região metropolitana) e de outros estados brasileiros. Além disso, realizamos atividades em colaboração com pesquisadores da UFRJ e de outras instituições de ensino superior nacionais e internacionais.

Área física (sala G0-015, situada no subsolo do bloco G do CCS): 15 m2.

Infraestrutura: o Núcleo está equipado com computadores, televisores QLED (55″) e FulHD (32″), projetores multimídia, central multimídia, impressoras (deskjet; laser monocromática; laser color; 3D; de corte 2D), câmeras fotográficas e filmadora profissionais, mesa de som, microfones profissionais, teleprompter, iluminadores e fundo infinito. Materiais para corte, encadernação e plastificação, alem de 4 microscópios ópticos trinoculares (2 com câmeras CCD, 5 monitores 22” e 2 televisores 32”) e modelos anatômicos humanos e de diferentes animais.