Nesse Projeto, serão organizadas visitas aos Laboratórios de Neurociências localizados no Centro de Ciências da Saúde, ao Museu de Neurociências (MN), à Sede da Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN) e ao Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NUDCEN), no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, ao longo de todo o ano. Objetivamos promover o ensino e as pesquisas em neurociências realizados no CCS e no NUDCEN para alunos e professores do ensino fundamental e médio que visitam a UFRJ. Ao longo do ano, serão realizadas oficinas práticas de neurociências no espaço físico do NUDCEN, assim como visitações virtuais.
Objetivos.
- Organizar e gerenciar visitas aos Laboratórios de Neurociências, ao Museu de Neurociências e à Sede da Olimpíada de Neurociências, localizados no Centro de Ciências da Saúde, de março a dezembro;
- Organizar e gerenciar visitas ao Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NUDCEN), localizado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, ao longo de todo o ano.
- Promover o ensino e as pesquisas em neurociências realizados no CCS e do NUDCEN para alunos e professores do ensino fundamental e médio que visitam a UFRJ através da mediação do Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (EMCCF);
- Desenvolver e realizar oficinas práticas em neurociências durante as visitas ao NUDCEN;
- Promover aos participantes das visitas uma visão integrativa entre o desenvolvimento de pesquisas científicas, o método científico, a construção de conhecimento, o processo de ensino-aprendizagem e a divulgação científica;
- Demonstrar a importância da pesquisa científica, do processo de ensino-aprendizagem e da difusão científica para o desenvolvimento da sociedade.
- Promover visitas virtuais a laboratórios de neurociências, a fim de ampliar a visibilidade das neurociências, por meio da virtualização e da divulgação nas mídias sociais.
Interdisciplinaridade e interprofissionalidade.
Trabalhamos com conceitos e atividades práticas relacionando as áreas de pesquisa, ensino e divulgação científica, utilizando a temática de neurociências, de modo que abordamos e exploramos a interdisciplinaridade (promovendo o diálogo entre as disciplinas de fisiologia, anatomia, histologia, biologia, divulgação científica, dentre outras). Além disso, promovemos a exposição a conteúdos interdisciplinares que poderão ser resgatados e trabalhados pelos estudantes e/ou professores que acompanharão as visitas, independentemente do interesse dos mesmos em serem nas Ciências Humanas, Exatas ou da Natureza, uma vez que as neurociências apresentam caráter transdisciplinar e multiprofissional.
Interação dialógica: o diálogo e a troca de saberes da universidade com o público atendido.
O público-alvo das visitações é exposto ao ambiente de pesquisa e ensino na Universidade, promovendo a difusão científica em seus mais variados aspetos e facilitando o trabalho daquele conteúdo e a visualização em seu dia a dia. Nesse processo, existe uma intensa e farta troca de informações importantes para a construção de um diálogo entre os visitantes e os participantes do projeto (alunos e professores), promovendo uma produtiva interação/integração entre o ambiente acadêmico-científico da Universidade e a Sociedade.
O contato dos professores e alunos do ensino básico, assim como o público em geral, com a Universidade é de extrema importância para a construção de uma visão ampla e realista sobre o fazer acadêmico e científico. A visita aos laboratórios que desenvolvem pesquisas em neurociências no Centro de Ciências da Saúde (CCS) possibilitará uma reconstrução de definições e conceitos sobre o que é ciência e como ela é construída e executada pelos seus “atores, diretores e produtores”. A visualização “in loco” do pesquisador e de estudantes (de graduação e pós-graduação) promoverá uma visão mais realista do pesquisador e integrativa do processo de ensino-aprendizagem. Propomos, ainda, através de abordagens dialógicas e interativas, a realização de atividades práticas quando abordarmos os conteúdos de neurociências para professores e alunos do ensino básico durante as visitas ao NUDCEN. Os participantes poderão levar para suas atuações acadêmicas e pessoais os conteúdos trabalhados nas atividades apresentadas, bem como as informações discutidas nos laboratórios. Ao nível pessoal, aprender de modo interdisciplinar sobre as neurociências pode proporcionar o enriquecimento cultural e retorno pessoal, uma vez que pode estimular um forte diálogo com o cotidiano, desmistificando conceitos e estimulando a aplicação dos conteúdos no dia a dia dos participantes.
Indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.
O projeto alinha ações de alfabetização e popularização das neurociências entre docentes e discentes do Ensino Básico e o público em geral, articulando a escola e a Universidade. Trata-se do desenvolvimento de uma ação coordenada, visando à melhoria dos processos de produção e à compreensão dos fenômenos científicos e à sua fruição por estudantes e professores de todo o Brasil, uma vez que temos inscritos de vários estados brasileiros durante a Semana do Cérebro. Além disso, através das pesquisas (Grupo de Pesquisa NEUROEDUC/CNPq) e atividades de ensino (Disciplinas de graduação e pós-graduação) desenvolvidas pelo Projeto, temos nos tornado referência para docentes do ensino básico e superior em estudos transdisciplinares nas áreas de neurociências e educação. Em concordância com o princípio de indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, temos alunos de graduação realizando seus trabalhos de conclusão de curso e alunos de pós-graduação desenvolvendo suas dissertações (mestrado) e teses (doutorado) junto a atividades do projeto O proponente deste projeto é orientador de trabalhos de conclusão de curso e dissertações relacionados as linhas de ação vinculadas a este projeto, indicando a realização de pesquisa relacionada ao mesmo.
Impacto na formação do estudante.
Participando da organização e da realização das diferentes atividades virtuais e presenciais associadas ao projeto, o estudante é estimulado a desenvolver sua capacidade de trabalhar em equipe, pensar e discutir ideias, o que, além de facilitar a retenção dos conteúdos, auxilia no desenvolvimento de habilidades como criatividade e autonomia. Além do estabelecimento de uma postura mais crítica e cidadã. A atuação dos estudantes pode ainda proporcionar o aproveitamento dos conteúdos trabalhados em seus cursos de origem, assim como a ampliação dos mesmos através das atividades práticas e da atuação como mediadores participativos do processo de ensino-aprendizagem.
Metodologia.
O projeto prevê visitas organizadas todo o ano. Local: Centro de Ciências da Saúde (CCS), subsolo do Bloco G , Campus da Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ. Visitas virtuais e presenciais mensais ao NuDCEN, ao Museu de Neurociências, à sede da Olimpíada Brasileira de Neurociências e aos laboratórios que estudam neurociências ou temas relacionados. Inscrição: Apenas grupos de alunos do ensino básico, acompanhados em visita ao CCS, poderão se inscrever para as visitas. A listagem de laboratórios e os horários das visitas serão divulgados pelo Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (Parceiro institucional do projeto). Para as visitações ao Museu de Neurociências (MN), localizado na sala G0-46, Bloco G, CCS, UFRJ, nos dias/horários agendados em parceria com o EMCCF ou diretamente pelo e-mail: museudeneurociencias@biof.ufrj.br. Nas visitas, serão realizadas demonstrações práticas sobre neurociências, cujos roteiros estão disponíveis em: http://www.museudeneurociencias.org.
