RedeNeuro

A REDENEURO é uma plataforma de estímulo e suporte à criatividade, à imaginação e à inovação que incentivará o desenvolvimento de projetos de pesquisa por docentes e discentes do Ensino Básico no ambiente escolar (http://www.cienciasecognicao.org/redeneuro). Partindo de conhecimentos da neurociência sobre o desenvolvimento criativo, as atividades da rede buscam estimular a formulação de perguntas e hipóteses, bem como auxiliar docentes na aplicação do método científico, permitindo trabalhar, no ambiente de sala de aula, com a aprendizagem investigativa (aprendizagem por investigação), abrangendo docentes de todas as disciplinas da grade curricular comum.

Objetivos.

  • Estimular a criatividade, a imaginação e a inovação no ambiente escolar.
  • Proporcionar o contato entre professores e alunos do ensino básico, com a formulação de hipóteses e perguntas que gerem projetos de pesquisa.
  • Proporcionar a discussão sobre o método científico por meio de sua aplicação prática em sala de aula ou na comunidade onde a escola está localizada.
  • Instrumentalizar professores e fornecer consultoria para auxiliar no desenvolvimento de projetos de pesquisa no ambiente escolar.
  • Estimular vocações e motivar a aproximação dos alunos ao campo das ciências e ao ambiente de pesquisa científica.
  • Oferecer oficinas de Introdução ao Método Científico.
  • Disponibilizar no site um guia para o desenvolvimento de projetos de pesquisa no ambiente escolar.
  • Desenvolver roteiros comentados que seguem as oficinas e o guia, a fim de oferecer aos professores exemplos de perguntas e hipóteses trabalhadas na forma de projetos.
  • Dar suporte, por meio do canal “Conversa com o Pesquisador” (via WEB e Skype), ao desenvolvimento e à manutenção dos projetos desenvolvidos nas oficinas da Redeneuro.
  • Organizar, anualmente, a Mostra Redeneuro de Ciências na Escola.
  • Promover ações que busquem motivar o interesse dos docentes pela neuroeducação.
  • Tornar-se uma referência em aprendizagem investigativa para o apoio aos docentes no desenvolvimento de projetos.

Metodologia.

A metodologia proposta ampara-se na aplicação do Método Científico como proposta para o uso e produção de pesquisa em sala de aula no ensino fundamental, dialogando com a noção de feira de Ciências que os docentes tem, pretendemos levar as Neurociências para a prática escolar, atentas às questões cognitivas (memória, atenção e linguagem) objetivando suportar o trabalho docente para tal fim, no que tange aos aspectos da construção científica em relação à produção de trabalhos que possam vir a ser expostos, inclusive na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) Os docentes serão, constantemente capacitados, através das Oficinas de introdução à aplicação do Método Científico nos aspectos neurocientíficos implicados nas atividades propostas aos discentes, com o intuito de que consolidem bases para a continuidade da ação desenvolvida e sua multiplicação. Todo o material e as informações sobre as ferramentas e metodologias aplicadas neste projeto encontram-se disponíveis no site. Estrutura dos workshops (remoto). 1ª. Oficina: Pergunta científica, hipóteses e perguntas. 2ª. Oficina: Aprofundamento de conteúdo. 3ª. Oficina: Testar hipóteses e analisar dados. 4ª. Oficina: Discussão de projetos. 5ª. Oficina: Divulgação científica. 6ª. Oficina: Discussão e análise das tarefas.