A falta de incentivo à carreira acadêmica ou profissional nas neurociências para o público feminino, devido às expectativas sobre o papel da mulher na sociedade, dificulta o ingresso e as perspectivas desse grupo no meio acadêmico. Dessa forma, o projeto “NeuroDelas: Meninas nas Neurociências” busca tornar o conhecimento mais acessível e compreensível, principalmente para o público feminino, por meio de mentoria em neurociências (“Meninas nas Neurociências”) para estudantes da educação básica e do ensino superior, realizada por estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores envolvidos no projeto. Objetivamos proporcionar maior igualdade de gênero e empoderar as mulheres, conforme o ODS 5.b. Além disso, ocorrerá a produção e divulgação de podcasts com especialistas de diferentes áreas de saberes, de forma lúdica e didática, em múltiplas plataformas midiáticas, como YouTube, Spotify, Instagram e TikTok, os quais serão desenvolvidos em parceria com o Laboratório de Produção e Multimídia (LPM), na UFRJ, caracterizando um comprometimento do projeto com a redução das desigualdades, pautada na ODS 10, por meio da promoção de acessibilidade a públicos de diversas origens socioeconômicas, culturais e regionais. Sendo assim, essas iniciativas promovem uma ponte entre o conhecimento gerado nas instituições de ensino superior e a sociedade, estreitando a distância social que permeia essa relação, especialmente para o público feminino.
Objetivos.
- Despertar o interesse dos estudantes da educação básica e do ensino superior para as várias ciências que estudam os fenômenos e comportamentos coordenados pelo sistema nervoso, na saúde ou durante situações patológicas;
- Estimular o ingresso e a permanência desses estudantes no meio acadêmico e profissional de neurociência, sobretudo o público feminino, por meio da troca de ideias e experiências no âmbito educacional, com o apoio de espaços formais e não formais de ensino em todo o território nacional, além de estimular a participação em eventos nacionais e internacionais;
- Disseminar o conhecimento neurocientífico, ultrapassando barreiras regionais, socioeconômicas e culturais, com o objetivo de popularizar, divulgar e difundir conteúdos interdisciplinares de cursos das áreas das ciências (saúde, humanísticas, exatas e tecnológicas);
- Aproximar os estudantes e professores do ensino básico ao ambiente universitário, promovendo a divulgação e compreensão do saber científico e das inovações científico-tecnológicas;
- Estabelecer o contato e fomentar a criação e a ampliação de relações educacionais e sociais entre jovens residentes no Brasil e em diferentes países.
Interdisciplinaridade e interprofissionalidade.
Na mentoria, trabalhamos com conceitos e atividades práticas relacionadas aos conteúdos de neurociências, de modo que abordamos e exploramos a interdisciplinaridade (promovendo o diálogo entre as disciplinas de fisiologia, anatomia, histologia, biologia, divulgação científica, dentre outras) tanto ao nível do ensino básico, como ao nível do ensino superior (graduação e pós-graduação)proporcionado por estudantes de graduação da disciplina CFF007 – Neurociências Aplicadas à Educação) E alunos de graduação e pós-graduação vinculados ao Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/IBCCF/UFRJ), ao Programa de Pós-graduação em Biofísica (PPG Biofísica – IBCCF/UFRJ) e professores e pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior Associados ao Projeto. Além disso, promovemos a exposição de professores e alunos a conteúdos multidisciplinares e transdisciplinares relacionados às neurociências, contextualizando-os no dia a dia e nos aspectos profissionais de várias carreiras. Além disso, a interprofissionalidade é explorada por meio do podcast, com a transmissão de conhecimentos teórico-científicos por especialistas em neurociência, de múltiplas temáticas interdisciplinares desenvolvidas na universidade, a uma grande diversidade socioeconômica, cultural e regional de público.
Impacto
O projeto “NeuroDelas: Meninas nas Neurociências” busca motivar o público-alvo, sobretudo meninas e jovens mulheres, a aprender sobre as ciências que estudam o sistema nervoso e ajuda a despertar vocações nas áreas de ciências humanas, tecnológicas e biológicas, promovendo a interação entre diferentes áreas e as neurociências. Esse projeto possui dois ramos principais: a mentoria em neurociência para estudantes da educação básica e do ensino superior, e o desenvolvimento de podcasts com especialistas da área. A Mentoria não só permite aos estudantes adquirir maior conhecimento sobre as neurociências como também prepara, com recursos didáticos, incluindo as Olimpíadas Brasileiras de Neurociências, meninas e jovens, incentivando-as a participar de competições de conhecimento em diferentes áreas do saber. Além disso, vale destacar que essa mentoria está em conformidade com o ODS 5.b, que se pauta pelo combate à desigualdade de gênero, pois promove o empoderamento e a inclusão feminina. O Podcast NeuroDelas, promove a democratização do acesso ao conhecimento neurocientífico, em uma visão de e para mulheres, combate as distâncias socioeconômicas, histórico-culturais e regionais que dificultam o acesso aos saberes da neurociência a partir da difusão de conteúdo audiovisual em plataformas midiáticas comumente utilizadas no cotidiano pela população, demonstrando, assim, o comprometimento do projeto com a ODS 10 na redução das desigualdades.
Interação dialógica: o diálogo e a troca de saberes da universidade com o público atendido.
Podemos afirmar que o projeto contribui: (1) despertando o interesse dos estudantes da educação básica para as várias ciências que estudam os fenômenos e comportamentos coordenados pelo sistema nervoso, na saúde e em situações patológicas; (2) aproximando os estudantes e professores da educação básica ao ambiente universitário, promovendo a divulgação e compreensão do saber científico e das inovações científico-tecnológicas; (3) estimulando o processo de descoberta das capacidades intelectuais pelos estudantes, assim como o crescimento social, econômico e cultural do jovem durante sua formação básica; (4) estabelecendo o contato e fomentando a criação e ampliação de relações educacionais e sociais entre jovens residentes no Brasil e em diferentes países; (5) realizando uma via dupla de interação entre a universidade e o público externo alcançando a comunidade por meio de diversas plataformas. Ademais, as temáticas do podcast serão escolhidas a partir da abertura de enquetes nas redes sociais, como o Instagram, nas quais o público determinará os temas de maior interesse por meio de votação e sugestões.
Indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.
O “NeuroDelas: Meninas nas Neurociências”, atua na extensão e no ensino uma vez que promove mentorias em neurociências para o público feminino (meninas e jovens mulheres) na forma de aulas e disucussões hibridas (presenciais e remotas síncronas), estando vinculado à disciplina CFF007 (Neurociências Aplicadas Á Educação), ofertada pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas FilhoFilho e de encontros (remotos e presenciais) oferecidos por alunos de graduação e pósgraduação vinculados ao Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/IBCCF|/UFRJ), ao Programa de Pós-graduação em Biofísica (PPG Biofísica – IBCCF/UFRJ) e professores e pesquisadores de diferentes Institutições de Ensino Supeior associados ao Projeto. Os encontros de mentoria remotos ocorrerão quinzenalmente em dois horários (terças-feiras, das 19h às 20h; quintas-feiras, das 20h às 21h), contando com a presença de integrantes do NuDCEN como mediadores. Os encontros presenciais poderão ser realizados durante eventos agendados ou no recebimento de estudantes do ensino básico, que ocorrem no NuDCEN (VisiLab), em colaboração com o Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (EMCCF/IBCCF) . Além disso, o podcast busca democratizar o acesso às pesquisas e informações neurocientíficas, estimulando o aprendizado e o interesse sobre a temática em todo o território nacional, de maneira a promover a interação entre o meio acadêmico e a comunidade no geral, abrangendo todas as pessoas.
Impacto na formação do estudante.
O “NeuroDelas: Meninas nas Neurociências”, atua na extensão e no ensino uma vez que promove mentorias em neurociências para o público feminino (meninas e jovens mulheres) na forma de aulas e disucussões hibridas (presenciais e remotas síncronas), estando vinculado à disciplina CFF007 (Neurociências Aplicadas Á Educação), ofertada pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas FilhoFilho e de encontros (remotos e presenciais) oferecidos por alunos de graduação e pósgraduação vinculados ao Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/IBCCF|/UFRJ), ao Programa de Pós-graduação em Biofísica (PPG Biofísica – IBCCF/UFRJ) e professores e pesquisadores de diferentes Institutições de Ensino Supeior associados ao Projeto. Os encontros de mentoria remotos ocorrerão quinzenalmente em dois horários (terças-feiras, das 19h às 20h; quintas-feiras, das 20h às 21h) contando com a presença de integrantes do NuDCEN como mediadores. Os encontros presenciais poderão ser realizados durante eventos agendados ou no recebimento de estudantes do ensino básico, que ocorrem no NuDCEN (VisiLab), em colaboração com o Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (EMCCF/IBCCF) . Além disso, o podcast busca democratizar o acesso às pesquisas e informações neurocientíficas, estimulando o aprendizado e o interesse sobre a temática em todo o território nacional, de maneira a promover a interação entre o meio acadêmico e a comunidade no geral, abrangendo todas as pessoas.
Metodologia.
Uso de recursos e estratégias didáticas para a produção de aulas e palestras apresentadas em reuniões quinzenais, bem como pesquisa bibliográfica para debates de pesquisas científicas. Além disso, a produção do podcast será feita com o apoio de um laboratório de produção audiovisual (institucional) e do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN), localizados no campus Fundão da UFRJ, que fornecerão os equipamentos e expertises para as etapas de pré-produção (pesquisas temáticas, roteirização, etc.), produção (gravação, edição, remasterização, etc.), divulgação (disponibilização e avaliação dos podcasts).
