BFB XXX (BFA)

BFB XXX – BioFisioArte

xxx

Cordenação

Prof. Alfred Sholl Franco

Professores convidados e alunos de pós-graduação

Prof.ª Erika Negreiros (IBCCF/UFRJ)

Prof.ª Flávia Bloise (IBCCF/UFRJ)

Prof.ª Josiane de Campos Cruz (UFPB)

Dias e horários

xxx

Ementa

Objetivos:

  • Estimular o diálogo entre biofísica, fisiologia, arte e história da ciência, promovendo um processo criativo com base na vida e obra de Carlos Chagas Filho.
  • Desenvolver produções artísticas autorais com fundamentação científica, histórica e estética.
  • Promover a fruição artística como via de conhecimento e experiência no campo da divulgação científica.
  • Culminar em uma exposição física no IBCCF e posterior digitalização para o acervo virtual do Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (EMCCF).

A disciplina propõe um percurso transdisciplinar que integra a memória científica de Carlos Chagas Filho, os fundamentos da biofísica e os processos criativos das artes visuais. Por meio de aulas, visitas e oficinas, os estudantes serão conduzidos à elaboração de obras artísticas autorais, resultando na exposição pública e digital BioFisioArte. A partir da integração com a Extensão Universitária, será realizada a exposição BioFisioArte, credenciada como ação de extensão, e todos os participantes atuarão como integrantes do projeto junto à PR-5/UFRJ. Fisicamente, a exposição ocupará o espaço do Café Biof no IBCCF por 6 meses e, ao fim desse período, ela será digitalizada e incorporada ao acervo virtual do Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (EMCCF), promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Programa

Indisponível ainda.

Avaliação

Metodologia

  • Aulas expositivas e problematizadoras
  • Visitas guiadas e análise de acervos históricos
  • Oficinas de criação artística com supervisão docente
  • Dinâmicas em grupo e curadoria colaborativa
  • Produção individual ou em grupo de uma obra original
  • Montagem expositiva e discussão pública das obras

Avaliação

Relatório reflexivo individual ou em grupo (10%)

Participação nas atividades (20%)

Coerência entre a proposta artística e os fundamentos científicos/estéticos (40%)

Apresentação oral e conceitual da obra (30%)

Bibliografia

  • Aranha, G., & Sholl-Franco, A. (2023). ARTE-CIÊNCIA: reeducação do sentir na convergência entre duas culturas (Capítulo 1, pp. 10-38). Em Aranha, G. (Org.). Arte-ciência: o cérebro e o imaginário. Rio de Janeiro (RJ/Brasil): Ciências e Cognição. ISBN: 978-65-991653-3-6.
  • Coitinho, L. M. F. (2021). Fisioarte: metodologia ativa e o ensino de fisiologia a partir da releitura artística de Tarsila do Amaral (Dissertação de mestrado). Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21033
  • Cruz, J. C., Costa, F. F., & Braga, V. A. (2023). FisioArte – estudando fisiologia através da releitura das obras de arte de Tarsila do Amaral. Brazilian Journal of Development, 9(11), 12205–12216. https://doi.org/10.34117/bjdv8n11-327
  • Konkiewitz, E.C. (2023). ARTETERAPIA COMO TRATAMENTO NEUROBIOLÓGICO: criatividade e prazer estético geneticamente neuroprogramados (Capítulo 3, pp. 140-159). Em Aranha, G. (Org.). (2023). Arte-ciência: o cérebro e o imaginário. Rio de Janeiro (RJ/Brasil): Ciências e Cognição. ISBN: 978-65-991653-3-6.
  • Sholl-Franco, A., Lana, A., & Aranha, G. (2023). NEUROSTÉTICA: a pesquisa sobre o processo criativo à luz das neurociências (Capítulo 2, pp. 68-110). Em Aranha, G. (Org.). (2023). Arte-ciência: o cérebro e o imaginário. Rio de Janeiro (RJ/Brasil): Ciências e Cognição. ISBN: 978-65-991653-3-6.
  • Almeida, Darcy Fontoura De. (2012). A Contribuição De Carlos Chagas Filho Para A Institucionalização Da Pesquisa Científica Na Universidade Brasileira. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio De Janeiro, V.19, N.2. Abr.-Jun., P.653-668.
  • Chagas Filho, C. (2000). Um aprendiz de ciência. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Rio de Janeiro:Editora FIOCRUZ, 279 p. ISBN 85-209-1082-3.