| BFB 831 – NeuroEducação |
Esta disciplina visa promover a interação entre os campos das neurociências e da educação e o desenvolvimento de atividades teórico-práticas voltadas para a relação ensino-aprendizagem nos diferentes níveis acadêmicos (básico e superior). Serão abordados os seguintes temas: filosofia do conhecimento e ciências, morfologia do sistema nervoso (macr
o e micro), desenvolvimento do sistema nervoso, tipos celulares, sinapses, plasticidade e períodos críticos, corporeidade, sistemas sensoriais (sensações e percepções), sistemas motores e movimento, funções superiores (atenção, motivação, percepção, aprendizado, memória, cognição, linguagem e inteligências), distúrbios da aprendizagem e comportamento, sono e aproveitamento acadêmico. As aulas práticas estão relacionadas ao desenvolvimento de estratégias que visam a interação entre as neurociências e a educação (processo Ensino-Aprendizagem e a relação Professor-Aluno) e a avaliação será feita pela apresentação de pesquisa temática e relatório final referente às atividades desenvolvidas ao longo da disciplina.
Carga Horária: 60 horas [45h (Teóricas) + 15h (Práticas)]
Pré-requisitos: nenhum
| Cordenação |
Prof. Alfred Sholl Franco
| Professores convidados e alunos de pós-graduação |
Prof. Glaucio Aranha
Prof. Fabrício Bruno Cardoso (CENSUPEG/SC)
Profa. Camila Marra (CPII)
Proa. Anna Carolina Miguel (DESPERTA/RJ)
| Dias e horários |
A disciplina é oferecida anualmente em formato intensivo e presencial, com atividades realizadas pela manhã e à tarde ao longo de cinco dias consecutivos, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
| Ementa |
Esta disciplina visa promover a interação entre os campos das neurociências e da educação e o desenvolvimento de atividades teórico-práticas voltadas para a relação ensino-aprendizagem nos diferentes níveis acadêmicos (básico e superior). Serão abordados os seguintes temas: filosofia do conhecimento e ciências, morfologia do sistema nervoso (macro e micro), desenvolvimento do sistema nervoso, tipos celulares, sinapses, plasticidade e períodos críticos, corporeidade, sistemas sensoriais (sensações e percepções), sistemas motores e movimento, funções superiores (atenção, motivação, percepção, aprendizado, memória, cognição, linguagem e inteligências), distúrbios da aprendizagem e comportamento, sono e aproveitamento acadêmico. As aulas práticas estão relacionadas ao desenvolvimento de estratégias que visam a interação entre as neurociências e a educação (processo Ensino-Aprendizagem e a relação Professor-Aluno) e a avaliação será feita pela apresentação de pesquisa temática e relatório final referente às atividades desenvolvidas ao longo da disciplina.
| Programa |
| 1º DIA |
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| Apresentação do curso, dinâmica de atividades e do programa da disciplina. Integração entre Extensão/Graduação/Pós-graduação no IBCCF, LVE e na UFRJ. Neurociências Aplicadas à Educação: Princípios e Caminhos e Filosofia do Conhecimento. Delimitação e caracterização da convergência de saberes entre as ciências da mente, cérebro e educação – MBE – e da Neuropsicopedagogia; Características das neurociências aplicadas à educação; Construção do conceito de conhecimento na escola; Relação entre ciência e conhecimento; Perspectivas e caminhos de interação entre a universidade, a sociedade e as instituições de ensino; Apropriações indevidas. Organização e Desenvolvimento do SN. Caracterização anatomo-funcional macro e microscópica; Componentes celulares, sinalização e comunicação no SN; Desenvolvimento das principais estruturas do sistema nervoso; construção de mapas/circuitos neurais, neuroplasticidade e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem; Relação entre fases do desenvolvimento neural com as fases de desenvolvimento propostas por Piaget, Wallon, Vygotsky, assim como a reflexão da justificativa de organização do conteúdo escolar; Período(s) crítico(s). – Acesso às playlists indicadas no canal Ciências e Cognição do Youtube, (Ciências e Cognição – YouTube). – Credenciamento no portal: https://portaldecursos.cienciasecognicao.org/login/index.php. Oficinas. – Morfologia humana e comparada do SN. – Programa 3D Brain – andróide e IOS. – Circuitos e conectividade no SN (Neural Network Simulator). – Capacete do cérebro. – Eletroestimulação e codificação de sinais. |
| 2º DIA |
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| Manhã Corporeidade, Sensações, Percepções e Cognição. Sistemas sensoriais; Órgãos sensoriais como detectores de informação ambiental; Extero-, intero- e propriocepção; Os sistemas sensoriais clássicos e os diferentes processamentos das informações sensoriais; Percepção, planejamento e construção de conhecimento; Percepções, imaginação, criatividade e interpretação dentro do contexto acadêmico e sua influência no processo ensino-aprendizagem. Oficinas. – Ilusões visuais e táteis. – Discriminação e adaptação táteis. – Percepção tátil: Estereognosia. – Leitura e escrita Braille. – Inclusão e visão – óculos diferentes visões do mundo. – Mapas corticiais e Membro Fantasma. – Controle de Próteses Mioelétricas. – Localização de Sons e binauralidade. Tarde Corporeidade e Sistemas Motores. Tipos e classificação dos atos motores e efetuadores; Desenvolvimento motor; Integração sensório-motora; planejamento e organização dos movimentos; importância dos sistemas motores para os processos cognitivos; Prática física e desenvolvimento cognitivo; Competência e coordenação motoras. Oficinas. – Reflexos somáticos. – Aprendizado e memória procedural (estrelinhas). – Equilíbrio (Bozu e Rola Bola). – Tempo de reação (réguas) – Óculos Prismáticos (acerte o alvo). – Malabares. – Registro de funções autônomas (sedentário x condicionado). |
| 3º DIA |
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| Manhã Aprendizagem, Atenção e Memória. Relação entre aprendizagem e memória; Tipos de aprendizagem e de memória; principais processos de aprendizagem e de formação de memória dentro e fora do contexto escolar; Importância do esquecer para o aprender; Aprendizagem de modo significativo; Performance e produção de comportamentos; Atenção, motivação e aprendizagem Oficinas. – Aprendizado e memória procedural (estrelinha). – Memória operacional (Simon). – Jogo Face-a-Face. Tarde Funções Executivas, Cognição, Lógica, Habilidades e Inteligências. Classificação (quentes x frias) das funções executivas (FE): tipos, características, particularidades, interações e funções. Importância das FEs para o desempenho; Habilidades e inteligências: caraterização, tipos e trabalho; Gardner e as inteligências múltiplas. Neurociências, matemática e raciocínio; Desenvolvimento de cálculo, sequências, lógica e abstração. Oficinas. – Jogo Face-a-Face Emocional. – Jogo Sinaptris no pé. – Desenhando emoções (livro) – Desafio 2D (tangram). – Desafio 3D (cubo soma). – Sequência Lógica (torre de Hanói). – Algoritmos (cubo mágico). |
| 4º DIA |
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| Manhã Imaginação, Criatividade e Artes. Imaginação e criatividade como fenômenos da atividade do SN (áreas e estruturas relacionadas); Visão geral sobre neurociências, artes, cultura e saúde mental; Panorama geral sobre a influência das artes e da fruição artística sobre o SN. Oficinas. – Arte e imaginação: o quanto você é criativo? – Modelando a imaginação. – Do abstrato ao concreto: imprimindo em 3D (caneta 3D). Tarde Cognição, Linguagem e Comunicação. As diferentes formas de linguagem e seus papéis funcionais; Desenvolvimento da linguagem e as principais estruturas linguísticas; Narrativa e cognição; Atenção; Raciocínio, habilidades e inteligências. Alfabetização e letramento. Códigos (Braille), bilinguismo (simultâneo ou sucessivo), multilinguismo (Português/LIBRAS, Inglês/ASL/BSL) e pluriculturalismo Oficinas. – Linguagem e escrita (fonemas). – Simetria e Leitura (material Ana Carolina Miguel). – Lendo e escrevendo o Braille. – Letramento e histórias (cada letra uma história; brincando com histórias). – Prosódia emocional. – Multilinguismo e o ensino de línguas (material Nayla). – Mímica e Libras. |
| 5º DIA |
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| Manhã Sono, Ritmos Biológicos e Aproveitamento Escolar. Ritmos biológicos e o funcionamento do organismo; Períodos de sono e sua importância para o rendimento físico e mental; Sono, funções executivas, aprendizagem e memória; Ciclo de sono/vigília e o desenvolvimento infantil. Rendimento cognitivo/físico e os ritmos escolares; Organização dos turnos escolares e os ritmos biológicos. Oficinas. – Corrente de “Escravos de Jó”. – Fazendo ritmo. – Jogo da memória cor/som. Tarde Transtornos do Neurodesenvolvimento (TND) e Aprendizagem. TND e inclusão no ambiente escolar. Principais TND em sala de aula (dislexia, TDAH, autismo, disgrafia, alexia, discalculia, etc). Fatores ambientais e neurodesenvolvimento. Quando o processo de aprendizagem sofre perturbações. Desenvolvimento de Oficinas (Relatos de experiências em sala de aula; confecção de materiais didáticos e desenvolvimento de atividades práticas) |
| Avaliação |
A avaliação será feita pela apresentação de pesquisa temática e relatório final referente às atividades desenvolvidas ao longo da disciplina.
| Bibliografia |
– Sholl-Franco, A., Esteves, J. V. G., da Silva, M. A. M., & de Souza, V. S. (Orgs) (2023). Acolhendo a Neurodiversidade: Reflexões e Práticas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva e Transformadora. Rio de Janeiro: Curadoria Editora.
– Lent, R. (2022). 100 bilhões de neurônios. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Atheneu.
– Santos, G. M., & Sholl-Franco, A. (2022). Perspectivas das ciências da mente, cérebro e educação para a educação infantil brasileira pós-pandemia da COVID-19. Humanidades & Inovação, 9(27), 265-282.
.- Bear, M. F., Connors, B. W., & Paradiso, M. A. (2017). Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Artmed Editora.
– Sholl-Franco, A. (2015). Bases morfofuncionais do sistema nervoso In: Neuropsicologia Hoje. 2a. Edição (pp. 25-48). Porto Alegre: Grupo A Artmed.
– Kandel, E., Schwartz, J., Jessell, T., Siegelbaum, S., & Hudspeth, A. J. (2014). Princípios de neurociências-5. AMGH Editora.
Bibliografia Complementar
– Ameal, L.C.; Taets, G.G.C.C.; Sholl-Franco, A. Inclusion in education through music; the perception of brazilian educators and music therapists. International Journal of Development Research, v.9, p.30776 – 30780, 2019.
– Ameal, L.C.; Taets, G.G.C.C.; Sholl-Franco, A. Utilização de Mídias Digitais para a Divulgação Científica : a percepção de musicoterapeutas e professores de música. Revista Brasileira de Musicoterapia, v.27, p.46 – 59, 2019.
– Aranha, G.; Sholl-Franco, A. (2012a). Evolução e Adaptação nos Sistemas da Escritura: Narrativa Transmídia e Cognição. In: Kirchof, E. (Org.). Novos Horizontes para a Teoria da Literatura e das Mídias (pp. 93-105). Porto Alegre: ULBRA.
– Aranha, G.; Sholl-Franco, A. (2012b). (Org.) Caminhos da Neuroeducação. 2a Ed. Rio de Janeiro: Ciências e Cognição.
– Bernal, A. F.; Sholl-Franco, A. Sound and Movement Hands-on Workshop as a Sensorimotor Stimulation Tool during Child Development. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v.15, p.2424 – 2444, 2023.
– Cardoso, F.B.; Braga, L.; Abreu, D.C; Loureiro, V.S.; Esteves, J.V.G.; Carvalho, A.S.; Sholl-Franco, A. (2021). The effects of a neuropsicopedagogical ludomotora intervention on the academic performance of children with learning difficulties. International Journal of Health Science, v.1, p.2 – 9.
– Cardoso, F. B.; Loureiro, V. S.; Souza, S.; Pinheiro, J.; Fülle, A.; Russo, R.M.T.; Esteves, J. V. G.; Carvalho, A. S.; Sholl-Franco, A. (2021). The Effects of Neuropsychopedagogical Intervention on Children with Learning Difficulties. American Journal of Educational Research, v.9, p.673 – 677, 2021.
– Coacci, V.C; Cardoso, F.B.; Sholl-Franco, A.; Guimaraees, C.C. Does the Use of Exergames Have a Positive Influence on Executive Functions and Academic Performance of School-Age Children with Specific Learning Disorder? A Literature Review. CREATIVE EDUCATION, v.14, p.349 – 366, 2023.
– Coacci, V.T.; Cardoso, F.B.; Braga, L.; Sholl-Franco, A. Self-perception of Students About the Practice of Exergames in the School Environment and Possible Influences on Their Learning Skills: A Preliminary Study. US-China Education Rewview A & B., v.13, p.144 – 154, 2023.
– Jenkins, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
– Mendes, G.; Sholl-Franco, A. Conhecendo e Aprendendo Braille [Livro Eletrônico]. Niterói (RJ): Ciências e Cognição, 2021, v.1. p.50.
– Orfeu, M.; Buxton, A.-M.; Chang, J. C.; Spilsbury, T.; Bos, H.; Emsellen, K. L.K. (2015). Sleep in the modern family: protective family routines for child and adolescent sleep. Sleep Health, 1, 15-27.
– Ribeiro, N. S.; Sholl-Franco, A. Inclusão de Alunos Surdos no Ensino [Livro Eletrônico]: guia prático-informativo para professores de ingês. Niterói (RJ): Ciências e Cognição, 2021, v.1. p.52.
– Sholl-Franco, A. (2015). Ponto de Vista: Deturpações e Oportunismos. Revista Neuroeducação, 3: 66.
– Sholl-Franco, A.; Aranha, G. (2015). Tecnologia para Aprender. Revista Neuroeducação, 4: 42-49.
– Sholl-Franco, A.; Assis, T.; Marra, C. (2012). Neuroeducação: caminhos e desafios. Em: Aranha, G. & Sholl-Franco, A. (Org.) Caminhos da Neuroeducação (pp. 9-22). 2a. Edição. Rio de Janeiro/RJ: Ciências e Cognição.
– Sholl-Franco, A.; Barreto, T.M.; Assis, T. S. (2014). Neuroeducação e Inteligência: Como as Artes e a Atividade Física Podem Contribuir para a Melhora Cognitiva. In: Virgulin, A.M.R. & Konkiewitz, E.K. (Org.) Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade. (pp. 139-160). Campinas (SP): Papirus Editora.
– Sholl-Franco, A.; Miguel, A.C.; Guedes, S. (2014). Desenhando Emoções. Rio de Janeiro/RJ: Ciências e Cognição.
– Sholl-Franco, A., Veque, T. (2013). Fazendo Arte com o Cérebro. Rio de Janeiro: Ciências e Cognição, 36p.
