PosDoc
Prof. Dr. Gustavo D. Taveira

Gustavo Diniz de Mesquita Taveira – Pós-doutorando no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ (supervisão Prof. Dr. Alfred Sholl), pesquisando popularização científica, políticas educacionais e trajetórias em olimpíadas científicas; Doutor em Ciências (Educação, Gestão e Difusão em Biociências) pela UFRJ, onde organizou e lecionou a disciplina de pós-graduação Pensamentos Curriculares e Ensino de Ciências; Mestre em Biociências e Licenciado em Ciências Biológicas pela UERJ; Professor e orientador na Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNESA; Coordenador Pedagógico na Prefeitura do Rio de Janeiro e Professor Docente I de Biologia na Secretaria Estadual de Educação do RJ; Assessor Técnico de Ciências Naturais na Secretaria de Educação de Mangaratiba (2017–2022), membro do Conselho Municipal de Educação e delegado na Conferência Nacional de Educação 2021; Secretário-Geral da Associação de Pós-Graduandos da UFRJ (2020–2022) e membro do Conselho de Ensino para Graduados; Membro do Coletivo Jovem de Meio Ambiente (desde 2017) e titular do Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental (GIEA/RJ); Mediador da disciplina Ciências na Educação I (Pedagogia UERJ/CEDERJ); Publicações sobre melhoria do ensino, educação, educação ambiental, políticas públicas e ciclo de políticas, além de trabalhos prévios em Neurobiologia do Desenvolvimento.
Doutorandos
Dr. João V.G. Esteves

CRM: RJ 118177-7 | SC 35130 Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (FM/UFRJ, 2020), com especialização em Docência no Ensino Superior (CENSUPEG, 2020). Atualmente, é doutorando em Biofísica/Neurobiologia no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), no programa MD-PhD. Seu foco de pesquisa inclui Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos do Neurodesenvolvimento e de Aprendizagem na infância, desenvolvimento perceptivo-motor, integração visomotora e neuroeducação. Atua como Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Neurociências (Brazilian Brain Bee), pesquisador associado do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NUDCEN/IBCCF/UFRJ) e Vice-diretor da Organização Ciências e Cognição (OCC). É membro ativo da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e revisor do periódico científico Ciências e Cognição.Na área de ensino, é professor na pós-graduação da Faculdade Celso Lisboa, em Neuropsicologia. No campo clínico, atua como médico no Desperta! Clínica Multidisciplinar, no Hospital Federal Cardoso Fontes e em seu consultório particular. Empreende atividades como Divulgador Científico e Promotor Artístico e Cultural, principalmente nas ações Semana do Cérebro, Museu de Neurociências e Exposição Arte+Ciência.
Dr. Aliny C. Dematté

Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016-2023), doutoranda em Biofísica/Neurobiologia no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), no programa MD-PhD. Desenvolve pesquisas em transtornos de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), desenvolvimento perceptivo-motor, integração visomotora e neuroeducação. Atua como pesquisadora associada do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NUDCEN/IBCCF/UFRJ), 2.ª vice-diretora da Organização Ciências e Cognição (OCC) e diretora de extensão, coordenadora nacional da Olimpíada Brasileira de Neurociências (Brazilian Brain Bee) e da Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos (OBNG). Na área de ensino, atua como professora na pós-graduação da Faculdade Celso Lisboa, em Neuropsicologia. No campo clínico, atua como médica no Hospital Municipal Evandro Freire e no CMS Newton Alves Cardoso.
