NuDCEN – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências Programas de Pósgraduação Stricto Senso em que atuo e as Linhas de Pesquisa nas quais apresento aderência para orientação

Programas de Pósgraduação Stricto Senso em que atuo e as Linhas de Pesquisa nas quais apresento aderência para orientação

PROFICIÊNCIAS – Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores (Orientador Permanente)

1 – Produção de material didático e paradidático e prototipagem em ensino de ciências

Discute as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula e a produção de material didático como forma de estimular e aumentar o interesse dos jovens por ciências em geral.

3 – Divulgação científica

Discute as práticas de divulgação de descobertas científicas, a análise histórica e as biografias de cientistas.

4 – Problemas contemporâneos no ensino de ciências

Discute problemas de evasão escolar, a aplicação do ensino de ciências no cotidiano, o aproveitamento escolar, o aprendizado significativo, etc.

MP-EGeD – Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (Orientador Permanente)

1 – Difusão em Ciências

SIGNIFICAÇÕES E PRODUÇÕES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA – Estudos e contribuições que explorem diferentes significações e modelos de divulgação científica, visando ao aprimoramento da compreensão pública de temas em biociências e/ou áreas associadas, bem como à democratização do acesso ao conhecimento científico.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA – ATORES SOCIAIS “EM CAMPO” – Estudos e contribuições que explorem diferentes modelos de divulgação científica e seus atores, bem como os papéis desses atores, em diferentes contextos em que se dão a educação e a atividade científica.

ARTE, CIÊNCIA E COMUNICAÇÃO – Estudos e contribuições que explorem a relação entre arte, ciência e comunicação, bem como processos que se articulam nessa relação, e seus desdobramentos potenciais ou concretos nas áreas de educação, gestão e/ou difusão nas biociências.

POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA – Estudos e contribuições que explorem a popularização da ciência, buscando ampliar a participação pública e a visibilidade dos espaços onde se divulga a ciência, como museus, escolas e outros.

EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – Sublinha articulada à Grande Linha EGeD – Educação. Estudos e contribuições que explorem a relação entre a educação, a inclusão e a popularização da ciência, e estratégias para divulgar a ciência nos âmbitos da educação básica e superior, com foco em pessoas com deficiência.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DIVULGAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS – EDUCAÇÃO FORMAL E/OU NÃO FORMAL – Sublinha articulada à Grande Linha EGeD – Educação. Estudos e contribuições que explorem o ensino e divulgação de diferentes temas em biociências na educação formal e não formal, incluindo o desenvolvimento de propostas que explorem, por exemplo, o ensino investigativo e sequências didáticas para abordar temas científicos de interesse público, no âmbito da educação básica e superior.

2 – Gestão em Ciências

COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA – Estudos e contribuições que explorem a comunicação da pesquisa e a produção científica em diferentes níveis e para diferentes públicos, com foco em atividades de ensino e/ou pesquisa e/ou extensão, buscando identificar lacunas ou desafios que podem ser mitigados com estratégias que aprimorem a comunicação e/ou a produção científica no âmbito institucional, municipal, estadual, regional, nacional ou internacional.

CMPDI – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (Orientador Permanente)

2 – Diversidade, Interdisciplinaridade e Questões de Ensino

1 – Discutir e analisar as interseccionalidades do ensino em relação à diversidade e à inclusão.

2 – Promover práticas de ensino inclusivas, o intercâmbio entre disciplinas e a aproximação de objetos e sujeitos de estudo; saberes e sentidos para as aprendizagens e a diversidade; relações interdisciplinares entre as ciências da natureza e as ciências humanas.

3 – Desenvolver e mobilizar conhecimentos, abordagens, metodologias e processos para minimizar ou dirimir as dificuldades na compreensão de temas complexos, multiculturais, interculturais, transculturais e sociais, a fim de promover a inclusão da diversidade nos espaços de ensino e na sociedade.

4 – Produzir materiais didáticos e técnicos com acessibilidade, segundo a Portaria 171/2018 da Capes ou a que estiver vigente, voltados ao ensino nas diversas áreas do conhecimento, utilizando tecnologias de informação e comunicação aplicadas aos processos de inclusão na educação, como ferramenta para os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem.