MONITORIA DE NEUROFISIOLOGIA

Horários disponíveis (com marcação antecipada pelo WhatsApp): 

5as-feiras,  das 12:00 às 13:00h
6as-feiras, das 12:00 às 13:00h.

Sessões de Simulação (Quadros Clínicos relacionados à matéria:


DIA?? (12:00-12:50h): SINAPSES – MECANISMOS PRÉ- e PÓS-SINÁPTICOS .

DIA?? (12:00-12:50h): SOMESTESIA – EXTEROCEPÇÃO, PROPRIOCEPÇÃO e INTEROCEPÇÃO 1

DIA?? (12:00-12:50h): REFLEXOS MEDULARES, MARCHA E CEREBELO.

DIA?? (12:00-12:50h): MEMÓRIA

DIA?? (12:00-12:50h):  LINGUAGEM.

Os monitores de neurofisiologia oferecerão suporte acadêmico-pedagógico para os alunos com dificuldade com a matéria teórica e auxiliarão em algumas atividades práticas, conforme o conteúdo de neurofisiologia.

Alunos interessados em suporte pedagógico com os monitores deverão enviar mensagens após inscrição no GRUPO DE WHATSAPP, respeitando os dias e horários previstos para monitoria pedagógica.

  • Clique aqui para acessar o Grupo de WhatsApp Monitoria de Neurofisiologia ou pelo seguinte QRCode:

Instruções para a Pesquisa Temática sob Supervisão do Prof. Alfred Sholl-Franco:

Disponibilizei alguns vídeos produzidos pelo Doutorando Dr. João Vitor Galo Esteves (Aluno MD-PHD) para ajudar na seleção e apresentação final. Marcaremos reunião para distribuição dos subtemas. Peço para que todos os alunos do grupo sob minha supervisão se inscrevam no grupo do ZAP e acessem o Drive compartilhado!

  • Clique aqui para acessar o Drive com o arquivo das instruções e para armazenamento dos artigos e apresentações
  • Clique aqui para acessar o Grupo de WhatsApp da Pesquisa Temática Supervisionada pelo Prof. Alfred Sholl-Franco

Temas a serem trabalhados na Pesquisa Temática sob Supervisão do Prof. Alfred Sholl-Franco:

1 – Deficiência Intelectual (Função Intelectual/Função Adaptativa)
2 – Transtorno da Fluência com Início na Infância (Transtornos da Comunicação)
3 – Transtorno da Comunicação Social (Pragmática) (Transtornos da Comunicação)
4 – Transtorno do Espectro Autista (TEA)
5 – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
6 – Dislexia (Transtornos Específicos de Aprendizagem)
7 – Discalculia (Transtornos Específicos de Aprendizagem)
8 – Disgrafia (Transtornos Específicos de Aprendizagem)
9 – Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) (Transtorno Motor)
10 – Transtorno do Movimento Estereotipado (Transtorno Motor)
11 – Transtornos de Tique (Transtorno Motor)

Monitores de Neurofisiologia

Rafael Alonso Dinato

(M8)

Nascido na Espanha, nômade por obrigação até passar em Medicina na UFRJ. Tenho interesse nas áreas de neurociências, inclusive já publiquei um artigo como coautor de um trabalho que foi apresentado no Congresso Mundial de Neurocirurgia em Istambul, em 2024, pelo Dr. Charbel Mounayer, renomado neurocirurgião francês. Fiz Pinc no laboratório de análise de agregados proteicos (LAPA), sob orientação do Dr. Fernando Palhano e acompanhei o Dr. Marcelo Bragança, onco-ortopedista do HUCFF. Bom, de resto, sou grato ao professor Alfred por ter um espaço com tomada e ar-condicionado, que é uma raridade no CCS. Pelo menos no Núcleo não tem risco de um ventilador cair na minha cabeça e me deixar com traumatismo craniano. Tenho um lema de vida, a frase antológica de Antonio Machado, grande escritor espanhol: Caminante, no hay camino, se hace camino al andar.


Marcos Vinícius do Nascimento da Silva

(M10)

Me chamo Marcos Nascimento, sou acadêmico de Medicina da UFRJ, estou no 7º período. Fui monitor de Anatomia por 5 semestres, Fisiologia do Sist. Cardiovascular por 1 semestre e Neurofisiologia por 2 semestres. Atualmente, sou bolsista da monitoria de Neurofisiologia, coordenada pelo professor Alfred Sholl.


Allan Douglas Vieira Santos

(M6)

Dhyana Ataide Ferraz Sarges

(M7)

Meu nome é Dhyana Ataide e sou estudante de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Minha jornada acadêmica é marcada por uma busca constante pela integração entre a ciência básica e a prática clínica. Atualmente, aprofundo meu conhecimento científico por meio da Iniciação Científica no Laboratório de Cirurgia Experimental, onde desenvolvo habilidades essenciais em pesquisa e metodologia. Paralelamente, atuo como monitora de Neurofisiologia sob a orientação do Prof. Dr. Alfred Sholl Franco, o que me permite consolidar meu entendimento dos sistemas neurais e contribuir ativamente para a formação dos colegas. Assim, reforço meu compromisso com uma medicina humanizada, baseada em evidências e orientada para a excelência.


Emanuelle de Souza Chiote

(M4)

Meu nome é Emanuelle de Souza Chiote, nasci no dia 14 de dezembro de 2002. Cresci no Rio de Janeiro. Estudo medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Geovana Rodrigues de Almeida

(M7)

Estudante do quarto período de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com forte interesse em pesquisa científica. Atualmente, desenvolvo um projeto de iniciação científica no Laboratório de Neurobiologia Comparativa e do Desenvolvimento, investigando o papel da molécula heme no AVC hemorrágico. Possuo experiência na realização de PCR e já publiquei artigos científicos na área da psiquiatria, demonstrando proficiência em revisão de literatura e redação científica. Busco aprimorar meus conhecimentos em neurociências e contribuir para o avanço da pesquisa na área da saúde mental,


Katharine Aguiar de Souza

(M10)

Me chamo Katharine Aguiar, tenho 22 anos e sou estudante de Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente cursando o sétimo período. Durante minha trajetória acadêmica, tenho me dedicado ao aprofundamento teórico e prático em diversas áreas da medicina, com foco principal em neurologia e cardiologia, embora também tenha grande interesse pela área cirúrgica. Participo de atividades extracurriculares, como ligas acadêmicas, projetos de pesquisa e monitorias.


Matheus Henrique Pimenta e Silva Aves

(M6)

Sou Matheus Henrique Pimenta, graduando em medicina no 3º período da UFRJ. Realizo atividades físicas no meu tempo livre, como academia, vôlei e Krav Maga (luta de autodefesa pessoal). Além disso, participo do laboratório LBMEC, localizado no CCS.


Vitor Drummond Volta

(M6)

Waldir Galluzzi Nunes

(M6)

Wallace da Costa Araujo de Carvalho

(M7)

Sou Wallace. Tenho 25 anos e curso medicina. Durante a minha formação escolar, sempre demonstrei interesse pela área da neurociência e, por isso, vi na medicina uma forma de aprender sobre esse tema e de usar esses conhecimentos para auxiliar pessoas.