| Semana do Cérebro no Rio de Janeiro (Brain Awareness Week in Rio de Janeiro) |
A Semana do Cérebro (09-16/03/2023) integra ações de vários parceiros no Rio de Janeiro e está associada aos eventos internacionais da Brain Awareness Week (BAW – Semana Internacional de Conscientização sobre o Cérebro). O evento, organizado por Diferentes Instituições (Organização Ciências e Cognição, Espaço Ciência Viva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, DESPERTA, dentre outras), agrega diferentes atividades como Palestras, Fórum Temático, Neurocine, Oficinas e Atividades Práticas organizadas pelos projetos Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ) e RedeNeuro (LVE/NUTES/UFRJ). O conjunto de ações está focado na promoção de atividades de difusão, divulgação e alfabetização científica que contribuem para a popularização de Ciências e Tecnologia junto à população do Rio de Janeiro, através do estímulo à expressão, fruição e compreensão dos fenômenos artísticos e científicos à luz das neurociências. Este evento ocorre deste 2010 como parte da BAW, iniciando as atividades de divulgação em Neurociências que continuarão ao longo do ano em parceria com escolas do ensino básico. O tema a cada ano muda, mas o objetivo principal de conscientizar o popularizar as informações sobre o sistema nervoso é mantido. Assim, o sistema nervoso é apresentado ao público em relação aos seus mais diversos aspectos fisiológicos e patológicos.
Mais informações e o programa completo em: http://cienciasecognicao.org/semana_do_cerebro
Objetivamos:
- Promover o diálogo e a popularização interdisciplinar das “Ciências do Cérebro”, com maior ênfase nesta edição do evento para diferentes aspectos da neurodiversidade e o processo de inclusão (no mais amplo aspecto);
- Estimular a alfabetização e a educação científica para estudantes do ensino básico (infantil, fundamental e médio) com visitas programadas de escolas ao ambiente universitário;
- Estimular vocações e despertar o interesse de jovens talentos (alunos do ensino médio) interessados nas várias ciências que estudam os fenômenos e comportamentos coordenados pelo sistema nervoso, na saúde e em situações patológicas;
- Aproximar os estudantes e professores do ensino básico ao ambiente universitário, promovendo a divulgação e compreensão do saber científico e das inovações científico-tecnológicas;
- Estabelecer um campo de reflexões sobre o impacto das neurociências nos processos de alfabetização, divulgação, educação e conscientização científica;
- Pensar as novas paisagens científicas que se instauram na contemporaneidade alinhando o estudioso com questões de primeira ordem, neste segmento;
- Buscar caminhos de integração dos campos do ensino, pesquisa e extensão, maximizando suas possibilidades;
- Estimular a troca de ideias e experiências ao âmbito educacional com o apoio de espaços formais e não formais de ensino, além de estimular a participação em eventos acadêmicos, científicos e culturais por parte do público em geral.
O contato dos professores e alunos do ensino básico, assim como do público em geral, com a Universidade é de extrema importância para o início da construção de uma visão ampla e realística sobre o fazer acadêmico, além de promover uma assistência que estimula a formação continuada dos professore e a alfabetização ou divulgação científica do público em geral. Propomos, através de abordagens dialógicas e interativas, através de atividades práticas, uma nova ferramenta metodológica para se abordar os conteúdos de neurociências para professores e alunos do ensino básico e o público em geral. Observamos, em geral, um efetivo aproveitamento das atividades realizadas durante o evento pelo público participante. Os participantes podem levar para suas atuações acadêmicas, profissionais e pessoais os conteúdos trabalhados nas atividades. Ao nível pessoal, aprender de modo interdisciplinar sobre as neurociências pode proporcionar o enriquecimento cultural e retorno pessoal, uma vez que possibilita um forte diálogo com o cotidiano, desmitificando conceitos e estimulando a aplicação dos conteúdos no dia-a-dia dos participantes.
O projeto alinha ações de alfabetização e popularização das neurociências entre docentes e discentes do Ensino Básico articulando a escola e a Universidade. Trata-se do desenvolvimento de uma ação coordenada, visando à melhoria dos processos de produção e compreensão dos fenômenos científicos e sua fruição do mesmo por estudantes e professores de todo o Brasil, uma vez que temos inscritos de vários estados brasileiros, atualizando docentes e estimulando licenciandos e estudantes do ensino médio para o estudo e aprofundamento de seus conhecimentos em neurociências, de modo integrativo e transdisciplinar. Além disso, através das pesquisas (Grupo de Pesquisa NEUROEDUC/CNPq) e atividades de ensino (Disciplinas de graduação e pós-graduação) desenvolvidas pelo Projeto temos nos tornado referência para docentes do ensino básico e superior em estudos transdisciplinares nas áreas de neurociências e educação. Em concordância com o princípio de indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, temos alunos de graduação realizando seus trabalhos de conclusão de curso e alunos de pós-graduação desenvolvendo suas dissertações (mestrado) e teses (doutorado) junto a atividades do projeto. Temos duas disciplinas da graduação (CFF007 – Neurociências Aplicadas à Educação; CFB007 – Divulgação Científica) e uma da pós-graduação estrito senso (BFB842 – Difusão Científica) vinculadas a esse evento.
| Exposição Arte+Ciência – O Cérebro e o Imaginário |
A Exposição “Arte+Ciência” propõe um espaço de diálogo entre as esferas das artes e das ciências, como um campo de pesquisa e experimentação estética. Na edição de 2023, será realizada a exposição coletiva “Arte+Ciência – O Cérebro e o Imaginário”, propondo como recorte a convergência entre artes e neurociências. Para tanto, serão aceitas inscrições de obras de variadas linguagens e técnicas para o processo seletivo. A exposição fará parte das atividades da Semana do Cérebro, no Rio de Janeiro, coordenada pelo Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/IBCCF/UFRJ) e pela Organização Ciências e Cognição (OCC), integrada à mobilização internacional da Semana de Conscientização sobre o Cérebro (Brain Awareness Week), promovida pela instituição Dana Foundation.
Mais informações e o programa completo em: http://cienciasecognicao.org/semana_do_cerebro
O Núcleo de Divulgação científica e Ensino de Neurociência (NuDCEN/UFRJ), a Organização Ciências e Cognição (OCC) e o Centro Cultural Museu da Justiça do Rio de Janeiro (CCMJ/TJERJ), em parceria, promoverão a seleção de Obras de Arte para a exposição “Arte+Ciência”, cuja temática será “O Cérebro e o Imaginário”, a partir de concurso destinado a selecionar entre no mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) obras de artes para a exposição Arte+Ciência – O Cérebro e o Imaginário, a ser montada no CCMJ/TJERJ, durante o período de 16/03 a 28/04/20, abrindo a Semana do Cérebro do Rio de Janeiro e continuará virtualmente até final de 2023 no site do Museu de Neurociências. Objetivos: -Seleção de obras, a partir de edital disponível em http://www.cienciasecognicao.org/ac/wp-content/uploads/2020/01/Edital-N%C2%BA-21-2019-OCC.pdf. – Montagem da exposição Arte+Ciência 2020 – O Cérebro e o Imaginário. – Realizar Cerimônia de Abertura, com a apresentação do tema no Salão Nobre do CCMJ (16/03/2020, das 19:00-20:00). – Organizar Mesa Redonda intitulada “Perspectivas sobre a convergência entre arte e ciência” no Salão Nobre do CCMJ, com a presença de pesquisadores das neurociências e artistas. – Manter, por 40 dias, o material selecionado exposto ao público. – Produzir catálogo da Exposição para divulgação das obras selecionadas e das temáticas trabalhadas na exposição. – montar e manter site da exposição virtual “Arte+Ciência” para divulgação das obras.
Trabalhamos de modo integrativo conceitos provenientes das áreas das neurociências e das artes, de modo a explorar a inter- e transdisciplinaridade. Além disso, promovemos a exposição de obras em variadas linguagens artísticas, compreendendo desenho, escultura, cerâmica artística, colagem, pintura, música, literatura, instalação, design, quadrinhos, grafite, fotografia, gravura – litogravura, serigrafia, xilogravura, gravura em metal e congêneres-, performance, vídeo arte, mídia arte, arte eletrônica, bem como suas derivações e entrecruzamentos que possibilitarão uma discussão sobre a temática “o Cérebro e o Imaginário” por estudantes e ou profissionais de diferentes carreiras ou interessados nas Ciências Humanas, Exatas ou da Natureza.
O contato do público em geral com as áreas das Neurociências e das Artes é de extrema importância para a construção de uma visão ampla e realística sobre a fruição artística e os processos neurocientíficos. Promoveremos a visibilidade do tema “Imaginário”, relacionado o mesmo aos processos de criatividade e imaginação. Propomos, através de múltiplas abordagens artísticas ampliar a visão do público sobre as neurociências e sobre o fazer artístico, incluindo ainda o papel das artes como ferramenta importante no processo terapêutico (arteterapia).
O evento alinha a temática “imaginário” com a popularização das neurociências e das artes para o público em geral visitante da exposição, o que irá incluir grupos escolares (professores e alunos) do ensino básico. Como trata-se do desenvolvimento de uma ação de Arteciência (Arte+Ciência), teremos a troca de informações e ações a partir da interação do público com os monitores presentes na exposição e através da comunicação interativa (e-Art), via obras complementares vinculadas à exposição e referenciadas por QRCodes disponíveis no local. Informações adicionais sobre o Grupo de Pesquisa NEUROEDUC/CNPq e os estudos transdisciplinares nas áreas de neurociências e artes poderão ser obtidas pelo público no sítio eletrônico do projeto Arte+Ciência (www.cienciasecognicao.org).
