NuDCEN – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências Curso de Formação Continuada em NeuroEducação

Curso de Formação Continuada em NeuroEducação

A disciplina/curso de Neuroeducação (CFCN) é uma formação intensiva de 60h que integra neurociências e educação, articulando fundamentos sobre estrutura e desenvolvimento do sistema nervoso, aprendizagem, memória, funções executivas, linguagem, sono, emoções e transtornos do neurodesenvolvimento ao contexto escolar. Reúne profissionais e estudantes de diferentes áreas (saúde, educação, humanidades e exatas), em aulas teóricas pela manhã e oficinas práticas à tarde, utilizando modelos anatômicos, jogos, atividades sensório-motoras, recursos inclusivos (Braille, LIBRAS) e materiais didáticos específicos em neuroeducação. Ao final, os participantes desenvolvem e apresentam propostas de oficinas próprias, fortalecendo competências para interpretar desafios educacionais à luz das neurociências e criar estratégias pedagógicas mais inclusivas, críticas e baseadas em evidências.

Objetivos.

A disciplina/curso de Neuroeducação tem por objetivo promover a integração entre neurociências e educação, oferecendo uma visão estruturada sobre morfologia e desenvolvimento do sistema nervoso, sensações e percepções, sistemas motores, aprendizagem, memória, funções executivas, linguagem, sono e transtornos do neurodesenvolvimento. Busca-se articular fundamentos neurobiológicos ao contexto escolar, favorecendo a compreensão de como atenção, motivação, cognição, ritmos biológicos e condições clínicas influenciam o processo ensino-aprendizagem em diferentes níveis educacionais.

Interdisciplinaridade e interprofissionalidade.

O curso é concebido de forma explicitamente interdisciplinar, reunindo docentes de formações diversas (biologia, medicina, pedagogia, fonoaudiologia, educação física, direito/comunicação) e integrando referenciais da neurobiologia, neuropsicopedagogia, educação inclusiva, linguagem, artes e motricidade. A abordagem contempla tanto aspectos morfofuncionais do sistema nervoso quanto questões de desenvolvimento, inclusão, linguagem, criatividade e dificuldades de aprendizagem, o que favorece o diálogo entre profissionais e estudantes de áreas da saúde, educação, humanidades e ciências exatas.

Interação dialógicao diálogo e a troca de saberes da universidade com o público atendido.

A disciplina é organizada como espaço de formação continuada para educadores, profissionais e estudantes interessados em neuroeducação, funcionando como um canal de aproximação entre a universidade e a escola. Através de aulas dialogadas, discussão de casos, atividades práticas e desenvolvimento de oficinas, promove-se a troca de saberes entre pesquisadores, pós-graduandos, professores da educação básica e demais participantes, valorizando a experiência de sala de aula e os desafios reais do cotidiano escolar como ponto de partida para a reflexão sobre mente, cérebro e educação.

Indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.

O curso articula ensino (formação teórica estruturada em neurociências aplicadas à educação), pesquisa (uso de referências atualizadas, discussão de artigos e de evidências sobre neurodesenvolvimento, aprendizagem e intervenção) e extensão (desenvolvimento de estratégias e oficinas que podem ser aplicadas em escolas e contextos educativos). A participação de docentes e discentes de diferentes programas de pós-graduação e graduação do IBCCF/UFRJ e instituições parceiras reforça essa integração, permitindo que o conhecimento produzido em pesquisa seja traduzido em práticas pedagógicas e materiais didáticos utilizados fora da universidade.

 Impacto na formação do estudante.

Ao longo do curso, o estudante é levado a conectar conceitos neurobiológicos com problemas concretos da prática educacional, desenvolvendo competências para interpretar fenômenos escolares (dificuldades de aprendizagem, questões de atenção, sono, comportamento, inclusão) à luz das neurociências. A vivência em atividades práticas, jogos, dinâmicas de corporeidade, linguagem, funções executivas e casos clínicos fortalece habilidades de análise crítica, planejamento de intervenções, criação de materiais didáticos e comunicação de conteúdos complexos de forma acessível. Isso amplia o repertório de atuação em neuroeducação, educação inclusiva, intervenção escolar e divulgação científica em contextos educacionais

Metodologia.

Com carga horária de 60 horas (45 teóricas + 15 práticas), a disciplina é oferecida em formato intensivo, distribuída em cinco dias de atividades em tempo integral. As manhãs são dedicadas a aulas teóricas expositivo-dialogadas, abordando temas como princípios de neuroeducação, organização e desenvolvimento do sistema nervoso, corporeidade, sensações e percepções, sistemas motores, aprendizagem e memória, funções executivas, criatividade, linguagem, sono e transtornos do neurodesenvolvimento. As tardes concentram oficinas práticas e laboratoriais, utilizando modelos anatômicos, softwares (como 3D Brain), recursos didáticos (Capacete do Cérebro, Turma Papo-Cabeça), jogos e atividades como ilusões sensoriais, exercícios de equilíbrio, tempo de reação, jogos de memória, tangram, cubo soma, Torre de Hanói, cubo mágico, atividades com Braille, LIBRAS e dinâmicas sobre emoções.

Os conteúdos são apoiados por material disponibilizado no Portal de Cursos Ciências e Cognição (videoaulas, textos, roteiros de atividades), permitindo estudo prévio e aprofundamento após o encontro presencial. Ao final, os participantes desenvolvem e apresentam oficinas próprias, articulando o que foi aprendido a propostas concretas de intervenção pedagógica. A avaliação inclui participação nas atividades, envolvimento nas práticas, elaboração de propostas de oficinas e apresentação/relatório final, consolidando um percurso formativo que integra teoria, prática e produção autoral em neuroeducação.