| Cursos de Formação Continuada erm Neuroeducação (CFCN) |
Curso ofertado regularmente desde 2011.
O Curso de Formação Continuada em Neuroeducação tem por objetivo a complementação/qualificação acadêmica, contribuindo para a difusão do conhecimento desenvolvido no meio acadêmico-científico entre os profissionais da educação básica, viabilizando assim uma maior comunicação entre os profissionais desses segmentos educacionais com os pesquisadores de nível superior. Considerando a capacitação de professores/profissionais da educação como agentes mediadores do processo ensino-aprendizagem, assumimos como metas principais promover a qualificação dos profissionais da educação básica na área de neuroeducação e estimular a integração destes profissionais com o ambiente acadêmico. Trata-se de uma iniciativa que visa romper barreiras disciplinares, buscando convergir conhecimentos entre os campos das neurociências e da educação, atentando-se para a complexidade dos fenômenos de ensino e aprendizagem, com o fim de identificar e propor melhorias deste processo.
Objetivos Específicos:
- Contribuir para a difusão do conhecimento em neurociências desenvolvido no meio acadêmico-científico entre os profissionais da educação básica;
- Produzir e disponibilizar material didático complementar para aprofundamento das discussões realizadas presencialmente;
- Complementar a formação de profissionais da educação básica em neuroeducação;
- Promover a discussão sobre a importância das neurociências para o o processo ensino-aprendizagem;
- Acompanhar o aproveitamento dos conteúdos ministrados após o término do curso;
- Contribuir para a interação e diálogo entre pesquisadores, docentes e discentes da UFRJ e os profissionais da educação básicas participantes do curso;
- Estimular a continuidade dos estudos na área de neuroeducação pelos profissionais de educação básica;
A rubrica Neurociência engloba diferentes disciplinas das áreas biológica, humana e tecnológica visando o estudo do sistema nervoso normal ou durante estados patológicos. Este aspecto, todavia, é desconhecido por grande parte da população e dos profissicionais da educação. Aqui devemos ressaltar algumas disciplinas como a neuroanatomia e a neurofisiologia que passam a interagir com outras disciplinas como as de teoria da informação, semiótica, robótica, computação, filosofia, linguística dentre outras, de forma a procurar o entendimento dos diferentes comportamentos que são decorrentes da atividade do sistema nervoso. Incluem-se, neste caso, desde os mecanismos básicos de regulação orgânica até os processos de aprendizagem e cognição.
Essencialmente, a neurociência não pode ser vista como uma disciplina única, mas sim como o resultado integrativo de diferentes áreas do saber, que acabam sendo aplicadas em várias especialidades de estudo (e.g. neuropsicologia, neuroendocrinologia, neuroepidemiologia, neurofarmacologia, psiconeuroimunoendocrinologia, etc). O processo de ensino-aprendizagem destes conteúdos pode ser bastante complexo por envolver conceitos provenientes de diferentes campos de estudo e saberes, ainda durante o ensino fundamental e médio. Algumas vezes, estes estudos elementares fixam representações equivocadas que mais tarde serão obstáculos para os alunos em graus mais avançados. Sendo importante tomar medidas que contribuam para a minimização deste ruído.
Este curso alinha ações de formação continuada ao âmbito nacional. Desde 2012 temos ampliado o número de vagas e aproximadamente 30% das vagas tem sido ocupadas por participantes vindos de outros estados, ampliando a abrangência deste curso para nacional.Todo o público deste curso é externo e composto por profissionais da educação básica.
As atividades agrupadas nesta curso extensionista apresentam forte vínculo com o ensino e a pesquisa, visto contar com a participação de pesquisadores, docentes e discentes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da UFRJ. Temos duas disciplinas na graduação, eletivas, vinculadas produção de material instrucional e prático voltado para o ensino de neurociências (Código CFB 007 – Divulgação Científica I; Código CFF 007 – Neurociências Aplicadas a Educação). Além disso, ministramos a disciplina Neuroeducação, vinculada ao Programa de Pós-graduacão em Ciências Biológicas (Biofísica – Código BFB 831), que fomenta a interação entre os alunos de pós-graduação e os profissionais de educação presentes no curso de extensão. Os participantes do Curso são convidados a frequentarem as reunião mensais do Grupo de Pesquisa (CNPq) ‘Centro de Estudos em Neurociências e Educação’, coordenado pelo proponente deste curso, de forma a promover mais integração entre os participantes e as pesquisas realizadas pelo grupo.
| Cursos de Férias em Neurociências (CFN): Cursos de Verão em Neurociências |
Curso ofertado regularmente desde 2013.
Os Cursos de Férias em Neurociências são oferecidos em janeiro/fevereiro (Curso de Verão) e em julho/agosto (Curso de Inverno). Estes cursos tem como objetivo ampliar os conhecimentos básicos e aplicados sobre neurociências, de forma a popularizar diferentes aspectos das ciências que estudam o sistema nervoso para alunos do ensino médio, professores do ensino básico e licenciandos. Além disso, esta é uma ferramenta complementar para a formação acadêmica de alunos da graduação envolvidos na organização dos cursos, através de atividades práticas em oficinas destinadas ao ensino de neurociências. 50% das vagas é destinada a alunos do ensino médio. A versão online, realizada através do portal de cursos apresenta fluxo contínuo de inscrição e de realização.
Para mais informações acesse a plataforma de cursos online:
| Curso de Formação de Mediadores em Divulgação Científica (CFMDC) em Neurociências |
Curso ofertado anualmente entre fevereiro e março, com inscrições pela plataforma Doity, desde 2018.
Este curso tem como objetivo ampliar os conhecimentos básicos e aplicados sobre neurociências, de forma a promover a introdução ou complementação dos conteúdos voltados para estes temas. Pretendemos complementar a formação acadêmica de alunos do ensino médio, da graduação e de profissionais em diferentes áreas envolvidos na organização de eventos de divulgação científica na área de neurociências, através da exposição a conteúdos teóricos relacionados ao processo de divulgação científica e para a realização de atividades práticas em oficinas temáticas. Trabalharemos ainda a dinâmica de atuação de mediadores com o público em museus participativos, através da experiência em situações de ensino não-formal. As oficinas propostas poderão ser adaptadas e incrementadas pela intervenção ativa dos participantes, assim como outras poderão ser idealizadas e criadas. O Curso terá duração de 10 horas, com abordagens teórico-prática dividido em 5 módulos de duas aulas. A participação neste curso será adotada como pré-requisito para a participação em eventos como Semana do Cérebro, dia do cérebro nas escolas e Neurocine.
