Curso de Mediadores

Este curso tem como objetivo ampliar os conhecimentos básicos e aplicados sobre neurociências, de forma a promover a introdução ou complementação dos conteúdos voltados para estes temas. Pretendemos complementar a formação acadêmica de alunos do ensino médio, da graduação e de profissionais em diferentes áreas envolvidos na organização de eventos de divulgação científica na área de neurociências, através da exposição a conteúdos teóricos relacionados ao processo de divulgação científica e para a realização de atividades práticas em oficinas temáticas. Trabalharemos ainda a dinâmica de atuação de mediadores com o público em museus participativos, através da experiência em situações de ensino não-formal. As oficinas propostas poderão ser adaptadas e incrementadas pela intervenção ativa dos participantes, assim como outras poderão ser idealizadas e criadas. O Curso terá duração de 10 horas, com abordagens teórico-prática dividido em 5 módulos de duas aulas. A participação neste curso será adotada como pré-requisito para a participação em eventos como Semana do Cérebro, dia do cérebro nas escolas e Neurocine.

Objetivos.

O Curso de Formação de Mediadores em Divulgação Científica tem como objetivo ampliar os conhecimentos básicos e aplicados sobre divulgação científica em neurociências, de forma a complementar a formação acadêmica através de da exposição a conteúdos teóricos e às atividades práticas em oficinas destinadas à popularização de C&T em ambientes formais e não-formais de ensino.

Interdisciplinaridade e interprofissionalidade.

O contato dos professores e alunos do ensino básico, assim como do público em geral, com a Universidade é de extrema importância para o início da construção de uma visão ampla e realística sobre o fazer acadêmico, além de promover uma assistência que estimula a formação continuada dos professores e a alfabetização ou divulgação científica do público em geral. Propomos, através de abordagens dialógicas e interativas, através de atividades práticas, uma nova ferramenta metodológica para se abordar os conteúdos de neurociências para professores e alunos do ensino básico, além de licenciandos.

Interação dialógicao diálogo e a troca de saberes da universidade com o público atendido.

O projeto desde curso alinha ações de capacitação para mediadores que promovam a alfabetização e divulgação científica não apenas no Rio de Janeiro, uma vez que temos recebido inscrições de participantes de outros estados para a realização do curso em outras edições, articulando a Universidade e a sociedade. Fazemos pesquisas de expectativas (antes do curso) e de satisfação (após término do curso), de forma a promover melhorias contínuas e adaptações às necessidades dos participantes em cada turma. Esse curso foi realizado entre 2010-2019 apenas de forma presencial, o que resultou em importante troca de experiências entre os participantes e a equipe gestora/executora. O modelo atual é resultado de um crescimento contínuo construído a partir do diálogo com o público participante e da incorporação dos mediadores formados nas outras ações de divulgação científica desenvolvidas pelo Núcleo de Divulgação |científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/IBCCF/UFRJ).

Indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.

A equipe envolvida neste projeto tem ampla experiência na organização de cursos e eventos (sendo este curso oferecido desde 2010, pelo proponente, na forma de ação integrada ao projeto de extensão Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), tendo participado do desenvolvimento e realização de outros eventos e cursos visando a divulgação, popularização e difusão de neurociências e para a público em geral (sociedade). O curso apresenta forte vínculo com o ensino e a pesquisa, visto a participação de pesquisadores, docentes e discentes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da UFRJ e outras IES. Temos duas disciplinas (eletivas) vinculadas ao Curso de Graduação em Biofísica – Divulgação Científica I (CFB 007) e Neurociências Aplicadas à Educação (CFF 007), cujos alunos participarão da realização do curso – e uma disciplina vinculada ao Programa de Pós-graduação em C. Biológica – BFB 842 (Comunicação Científica).

 Impacto na formação do estudante.

Participando da organização e execução do Curso de Formação de Medicadores em Divulgação Científica (ênfase em Neurociências), uma atividade vinculada ao projeto Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), o estudante é estimulado a desenvolver sua capacidade de trabalhar em equipe, pensar e discutir ideias o que, além de facilitar a retenção dos conteúdos, auxilia no desenvolvimento de habilidades como criatividade, autonomia. além do estabelecimento de uma postura mais crítica e cidadã. A atuação dos estudantes pode ainda proporcionar o aproveitamento dos conteúdos trabalhados em seus cursos de origem, assim como a ampliação dos mesmos através das atividades práticas e da atuação como mediador participativo do processo ensino-aprendizagem.

Metodologia.

O Curso de Formação de Mediadores em Divulgação Científica em Neurociências será realizado em formato teórico-prático, com carga horária total de 10 horas, organizada em 5 módulos de duas aulas cada. Cada módulo combina exposição dialogada sobre fundamentos de divulgação científica, mediação em ciência e noções básicas de neurociências, com oficinas práticas voltadas ao trabalho em ambientes formais e não formais (museus, feiras, escolas, eventos como Semana do Cérebro e Neurocine).

A dinâmica do curso inclui: (1) apresentações curtas sobre o papel do mediador, linguagem acessível e abordagem por investigação; (2) análise de exemplos de boas práticas em eventos participativos e ações itinerantes; (3) simulações de mediação, em que os participantes treinam a condução das oficinas com diferentes perfis de público (crianças, adolescentes, professores, público leigo adulto); e (4) momentos de planejamento colaborativo, em que os cursistas dividem-se entre as oficinas que têm mais afinidade e interesse em mediar.