Curso de Férias em Neurociências

Os Cursos de Férias em Neurociências são oferecidos em janeiro/fevereiro (Curso de Verão) e em julho/agosto (Curso de Inverno). Estes cursos tem como objetivo ampliar os conhecimentos básicos e aplicados sobre neurociências, de forma a popularizar diferentes aspectos das ciências que estudam o sistema nervoso para alunos do ensino médio, professores do ensino básico e licenciandos. Além disso, esta é uma ferramenta complementar para a formação acadêmica de alunos da graduação envolvidos na organização dos cursos, através de atividades práticas em oficinas destinadas ao ensino de neurociências. 50% das vagas é destinada a alunos do ensino médio. A versão online, realizada através do portal de cursos apresenta fluxo contínuo de inscrição e de realização.

Objetivos.

Os Cursos de Verão/Inverno em Neurociências tem como objetivo ampliar os conhecimentos básicos e aplicados sobre neurociências, de forma a complementar a formação acadêmica através de atividades práticas em oficinas destinadas ao ensino de neurociências.
Os cursos tem como publico alvo alunos do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, professores do ensino básico e licenciandos ou graduandos do curso de pedagogia. Assim, temos como meta popularizar e difundir os conhecimentos sobre neurociências básicas e clínica para estudantes e professores ou pedagogos e licenciandos que possam incluir esse conteúdo em suas aulas ou ambiente escolar.
Este curso visa ainda ampliar as atividades de divulgação das neurociências para fora do ambiente universitário e contribuir para a inclusão de elementos de neurociências para alunos do ensino médio de modo a despertar vocações.

Interdisciplinaridade e interprofissionalidade.

Os cursos estão alinhados com as diretrizes da UFRJ para extensão, ou seja, tem por escopo o desenvolvimento de atividade acadêmica identificada com o processo educativo e científico articulado com o ensino e a pesquisa, ampliando a relação entre a Universidade e a sociedade. Trata-se de uma ação na qual os integrantes da comunidade acadêmica da UFRJ, em colaboração com parceiros, aplicarão seus conhecimentos em benefício da sociedade, envolvendo a colaboração de docentes e discentes. O projeto ‘Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências’está por trás deste curso e visa produzir ações de cunho educativo e científico, interagindo com outras instituições e segmentos da sociedade, contribuindo para o fortalecendo da imagem institucional da própria UFRJ.
Uma vez que as neurociências surgem como um produto interdisciplinar (ou transdisciplinar mesmo), abordar os diferentes aspectos e visões das ciências que estudam o sistema nervoso envolve profissionais de várias áreas dos saberes e formações (ciências humanas, da natureza e exatas).

Interação dialógicao diálogo e a troca de saberes da universidade com o público atendido.

O contato dos professores e alunos do ensino básico com a Universidade é de extrema importância para o início da construção acadêmica dos participantes, além de promover uma assistência que estimula a formação continuada dos professore. Propomos, através de abordagens dialógicas e interativas, através de atividades práticas, uma nova ferramenta metodológica para se abordar os conteúdos de neurociências para professores e alunos do ensino básico, além de licenciandos.

Indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.

O projeto alinha ações de alfabetização e popularização das neurociências entre docentes e discentes do Ensino Básico articulando a escola e a Universidade. Trata-se do desenvolvimento de uma ação coordenada, visando à melhoria dos processos de produção e compreensão dos fenômenos científicos e sua fruição do mesmo por estudantes e professores de todo o Brasil, uma vez que temos inscritos de vários estados brasileiros, atualizando docentes e estimulando licenciandos e estudantes do ensino médio para o estudo e aprofundamento de seus conhecimentos em neurociências, de modo integrativo e transdisciplinar.

O proponente deste projeto é orientador de trabalhos de conclusão de curso e dissertações relacionados as linhas de ação vinculadas a este projeto, indicando a realização de pesquisa relacionada ao projeto.
As atividades agrupadas nesta ação extensionista apresentam forte vínculo com o ensino e a pesquisa, visto a participação de pesquisadores, docentes e discentes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da UFRJ e das instituições parceiras do projeto.

 Impacto na formação do estudante.

Participando da organização e da realização dos cursos de férias, o estudante é estimulado a desenvolver sua capacidade de trabalhar em equipe, pensar e discutir ideias o que, além de facilitar a retenção dos conteúdos, auxilia no desenvolvimento de habilidades como criatividade, autonomia. além do estabelecimento de uma postura mais crítica e cidadã.
Participar como monitor auxiliando o curso também tem um papel importante no aproveitamento dos conteúdos trabalhados em seus cursos de origem, assim como a ampliação dos mesmos através do trabalho através de atividades práticas e da atuação como mediador participativo do processo ensino-aprendizagem.

Metodologia.

A metodologia dos Cursos de Férias em Neurociências combina atividades expositivas, oficinas práticas e mediação pedagógica, articulando ensino, pesquisa e extensão. A oferta ocorre em dois formatos complementares: edições presenciais (Cursos de Verão e Inverno, em janeiro/fevereiro e julho/agosto) e versão online em fluxo contínuo, realizada por meio do portal de cursos, permitindo acesso ampliado e participação de diferentes regiões do país.

No formato presencial, a organização parte da seleção e formação de uma equipe de monitores composta por graduandos e, quando possível, pós-graduandos vinculados ao NuDCEN/OCC e a cursos das áreas de saúde, educação e ciências. Essa equipe, sob supervisão docente, participa da elaboração dos roteiros de aula, preparação de materiais didáticos e planejamento das oficinas. A programação é estruturada em módulos temáticos de neurociências básicas e aplicadas (estrutura e função do sistema nervoso, percepção, memória, emoção, neurodesenvolvimento, transtornos neuropsiquiátricos, entre outros), organizados em linguagem acessível para alunos do ensino médio, mas com rigor conceitual suficiente para professores e licenciandos.

As atividades combinam aulas expositivo-dialogadas, com uso de recursos audiovisuais, e oficinas práticas, nas quais os participantes manuseiam modelos anatômicos, realizam experimentos simples, participam de jogos didáticos, dinâmicas de grupo e atividades de resolução de problemas relacionadas ao funcionamento do cérebro e ao comportamento. Professores da educação básica e licenciandos são convidados a discutir, em cada módulo, estratégias de transposição didática, planejando como incorporar conteúdos de neurociências em suas disciplinas e projetos escolares. Metodologias ativas, como estudo de casos, debates e pequenas tarefas em grupo, são utilizadas para estimular participação, pensamento crítico e apropriação dos conceitos.

Na versão online, os conteúdos são organizados em trilhas formativas no ambiente virtual, com videoaulas, textos de apoio, questionários interativos e propostas de atividades práticas adaptadas ao contexto escolar ou domiciliar. O sistema de inscrição em fluxo contínuo permite que o participante inicie o curso em diferentes momentos do ano, mantendo uma lógica de autoformação acompanhada, em que a equipe do projeto oferece suporte por meio de fóruns, e-mail ou encontros síncronos pontuais.

Ao longo de todo o processo, os graduandos envolvidos na organização atuam como mediadores do processo ensino-aprendizagem, assumindo funções de monitoria, produção de materiais, condução de oficinas e apoio aos participantes. A avaliação privilegia o caráter formativo, considerando: participação nas atividades, realização de exercícios e oficinas, engajamento nas discussões e, quando aplicável, elaboração de planos de aula ou projetos pedagógicos que integrem neurociências ao contexto escolar. Ao final, são sistematizados dados de participação e feedback dos cursistas para aperfeiçoar as próximas edições, consolidando os Cursos de Férias em Neurociências como dispositivo permanente de alfabetização científica, popularização das neurociências e formação de estudantes, professores e licenciandos.