Olimpíada Brasileira de Neurociências – do ensino médio (OBN/BBB) – e a Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos – para o ensino superior (OBNG/UBBB) – difundindo as Neurociências para todos! |
As Olimpíadas de Neurociências foram inicialmente organizadas como competições de neurociências para estudantes do ensino médio e, a partir de 2018, ampliadas para atender a graduandos. A Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN/Brazilian Brain Bee/BBB; www.brazilianbrainbee.org) é uma iniciativa organizada pelo Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN), localizado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), UFRJ. Iniciamos, pioneiramente, em 2018, a Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos (OBNG/Undergraduate Brazilian Brain Bee/UBBB; www.obng.wordpress.com). Este projeto é o responsável internacionalmente junto ao “International Brain Bee” (http://www.thebrainbee.org) e registrado desde 2013 como uma ação de extensão junto à UFRJ e a instituições como a Organização Ciências e Cognição (OCC), Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNEC), International Brain Bee (IBB) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC).
Objetivos.
- Objetivos no âmbito das Ciências Humanas, Tecnológicas e Biomédicas:
- Despertar o interesse dos estudantes do ensino básico para as várias ciências que estudam os fenômenos e comportamentos coordenados pelo sistema nervoso, na saúde ou durante situações patológicas;
- Estimular o desenvolvimento de Comitês Locais responsáveis pela organização e estabelecimento de iniciativas visando à popularização, divulgação e difusão dos conhecimentos sobre o sistema nervoso para estudantes do ensino básico, como cursos, palestras, conferências, mesas-redondas, etc.;
- Aproximar os estudantes e professores do ensino básico ao ambiente universitário, promovendo a divulgação e compreensão do saber científico e das inovações científico-tecnológicas;
- Estimular o processo de descoberta das capacidades intelectuais pelos estudantes, assim como o crescimento social, econômico e cultural do jovem durante sua formação básica;
- Estimular a troca de ideias e experiências no âmbito educacional com o apoio de espaços formais e não formais de ensino em todo o território nacional, além de estimular a participação em eventos internacionais;
- Estabelecer o contato e fomentar a criação e ampliação de relações educacionais e sociais entre jovens residentes no Brasil e em diferentes países.
Interdisciplinaridade e interprofissionalidade.
A ação capacita e estimula os professores a realizarem projetos dentro da sala de aula e a montagem de clubes de neurociências para o preparo dos alunos do ensino médio para as competições locais, nacionais e internacionais, relacionando as diversas áreas do conhecimento e fortalecendo o vínculo entre professor e aluno.
Trabalhamos com conceitos e atividades práticas relacionados aos conteúdos de neurociências, de modo que abordamos e exploramos a interdisciplinaridade (promovendo o diálogo entre as disciplinas de fisiologia, anatomia, histologia, biologia, divulgação científica, dentre outras) tanto ao nível do ensino médio (OBN) como ao nível de graduação e pós-graduação (OBNG). Além disso, promovemos a exposição de professores e alunos do ensino médio aos conteúdos multidisciplinares e transdisciplinares relacionados às neurociências, contextualizando-os com o dia a dia e com os aspectos profissionais de várias carreiras.
Interação dialógica: o diálogo e a troca de saberes da universidade com o público atendido.
Podemos afirmar que o projeto contribui: (1) despertando o interesse dos estudantes do ensino básico para as várias ciências que estudam os fenômenos e comportamentos coordenados pelo sistema nervoso, na saúde e em situações patológicas; (2) estimulando o desenvolvimento de Comitês Locais e células descentralizadas responsáveis pela organização e estabelecimento de iniciativas visando a popularização, divulgação e difusão dos conhecimentos sobre o sistema nervoso para estudantes do ensino básico, como cursos, palestras, conferencias, mesas redondas, etc; (3) aproximando os estudantes e professores do ensino básico ao ambiente universitário, promovendo a divulgação e compreensão do saber científico e das inovações científico-tecnológicas; (4) estimulando o processo de descoberta das capacidades intelectuais pelos estudantes, assim como o crescimento social, econômico e cultural do jovem durante sua formação básica; (5) estabelecendo o contato e fomentando a criação e ampliação de relações educacionais e sociais entre jovens residentes no Brasil e em diferentes países.
As Olimpíadas de Neurociências são competições incluídas na categoria de olimpíadas de conhecimento, que envolvem conteúdos básicos e aplicados de neurociências para estudantes do ensino médio. Assim, este projeto motiva os jovens a aprender sobre as ciências que estudam o sistema nervoso e ajuda a despertar vocações nas áreas de ciências humanas, tecnológicas e biológicas, promovendo a interação entre diferentes áreas e as neurociências. O interesse despertado nos jovens nesta grande área de conhecimento impacta a comunidade acadêmico-científica, aumentando o interesse público e educacional nas neurociências. É importante destacarmos que os estudantes de ensino médio participantes das competições acabam se envolvendo com cursos de férias em todo o pais (!) e buscam por estágios junto a pesquisadores em universidades e centros de pesquisa em todas as localidades onde temos comitês locais instalados (ativos ou inativos), o que reforça o papel de difusão de conhecimento científico, ampliando a visão de mundo para novas carreiras acadêmicas e profissionais. A OBN ocorre durante o Simpósio Brasileiro de Neurociências, como evento satélite, realizado nas dependências do CCS, na Cidade do Rio de Janeiro, UFRJ. As duas primeiras edições da OBNG foram realizadas no CCS, UFRJ, e a partir de 2020 ela será realizada junto aos congressos da Sociedade Brasileira de Neurociências, de forma itinerante por todo o Brasil.
Indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.
A OBN, assim como a OBNG, continua a se expandir e esperamos que mais Comitês Locais sejam iniciados em todo o território nacional, sempre com o objetivo de estimular o aprendizado e despertar vocações em áreas de estudo das neurociências em todo o Brasil! Temos uma equipe de monitores trabalhando na divulgação e esclarecimento de dúvidas, por meio dos nossos canais de comunicação e mídias sociais (homepage e Facebook), e ampliamos os cursos já existentes para versões em minivídeos, criando o Canal Neuroquest (2017) no YouTube, a partir da parceria entre a Organização Ciências e Cognição e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, possibilitamos a creditação de carga horária curricular e temos desenvolvido pesquisas sobre a dinâmica educacional em neurociências tanto no nível universitário quanto no nível do ensino básico. Desta forma, as OBN e OBNG contribuem para a formação de alunos de graduação e a integração entre a Universidade e a Sociedade.
Impacto na formação do estudante.
O interesse despertado nos jovens estudantes do ensino médio e graduandos tem contribuído para a formação de recursos humanos na academia, uma vez que temos o estímulo à visita de estudantes ao ambiente universitário e ao desenvolvimento e oferta de cursos de férias em neurociências, ministrados principalmente por professores, pesquisadores e estudantes vinculados aos mais vários cursos de graduação (medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, letras, artes, informática, dentre outros) e pós-graduação em TODO O PAÍS, uma vez que cada comitê local oferece edições de cursos de férias em neurociências para alunos e professores do ensino médio da sua região. Além disso, iniciamos, em 2015, a formação de Clubes de Neurociências em instituições de ensino básico, a partir de atividades pioneiras desenvolvidas por dois comitês locais (Rio de Janeiro e São Paulo). O material de estudo produzido pelos monitores (alunos de graduação e pós-graduação), que inclui textos, vídeos e uma lista de sites institucionais, é disponibilizado no site do comitê nacional (www.cienciasecognicao.org/brazilianbrainbee), com potencial de uso também por graduandos e/ou outros interessados em ampliar seus conhecimentos em neurociências. Os estudantes (do ensino médio e do ensino superior) participantes das atividades (cursos e competições), assim como os supervisores dos competidores (em sua maioria professores do ensino básico), acabam se envolvendo em outras atividades desenvolvidas pela academia.
Metodologia.
O Comitê Nacional da Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN) estabeleceu que a Olimpíada Brasileira de Neurociências ocorrerá de forma inteiramente online, o mesmo vale para a Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos (OBNG).
Cronograma da Etapa Nacional
- Homologação dos competidores nacionais
- Realização da etapa nacional: agosto/novembro.
- As Olimpíadas serão realizadas de forma totalmente online, por meio do Portal do Candidato (plataforma Moodle OCC).
- As competições manterão o padrão de 4 provas que atualmente a compõem: Prova de Morfologia, Prova Quiz, Prova de Clínica, Prova Live Questions.
- As 3 primeiras provas (Morfologia, Quiz e Clínica) serão realizadas no próprio Portal do Candidato e serão compostas por questões de múltipla escolha, de acordo com o conteúdo de cada uma. As notas obtidas nestas 3 provas irão compor um score classificatório e eliminatório.
- A prova Live Questions será realizada em seguida, em novembro/dezembro, por meio de uma videoconferência na plataforma Google Meet. As questões serão apresentadas aos candidatos de forma oral e ao vivo, e eles terão que responder da mesma forma, frente a uma banca de jurados, que decidirá sobre a aceitabilidade de cada resposta.
