NuDCEN – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências Produção Acadêmica Atlas de Neurociências Virtual: Inovação e Inclusividade no Ensino

Atlas de Neurociências Virtual: Inovação e Inclusividade no Ensino


Dados do trabalho apresentado na SIAC/UFRJ 2025

  • Título: Desenvolvimento e Implementação de Atlas de Neurociências Virtual: Inovação e Inclusividade no Ensino de Neurociências
  • Modalidade / Área: Pôster — Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Autores: Ananda de Oliveira Campos; Isabela da Cunha Goldstein; Angélica Campos dos Santos; Rafael Alonso Dinato; Graziele Ramos Cabral; Vinícius da Cunha Moura; Breno Ferreira Rocha; Alfred Sholl-Franco.
  • Orientador: Prof. Dr. Glaucio Aranha Barros (NUDCEN/UFRJ)Caderno SIACSessões.

Resumo (conforme o Caderno de Resumos da SIAC)

Em razão da escassez de materiais acessíveis para o aprendizado das neurociências, muitos estudantes do ensino médio e superior acabam recorrendo a fontes de informação de alto custo ou de linguagem pouco acessível. Com base nessa necessidade, foi desenvolvido o projeto Atlas de Neurociências Virtual (ANV), idealizado por estudantes e docentes do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (IBCCF/UFRJ). O objetivo é oferecer um material gratuito e de linguagem acessível para o ensino de neurociências, disponibilizado online em versão compatível com dispositivos móveis e desktop (HTML5), além da plataforma Google Play Store. Essa estratégia confere ao conteúdo um caráter inovador e inclusivo, ao promover a popularização do conhecimento para diferentes públicos, independentemente de faixa etária, nível de escolaridade, classe socioeconômica, região, raça ou gênero. O material é composto por elementos textuais e visuais que abordam temas como anatomia, embriologia e fisiologia do sistema nervoso. Os elementos visuais incluem ilustrações autorais e fotografias de peças anatômicas, com indicações das estruturas presentes. Um diferencial inovador do ANV é o recurso de imagens 360°, obtidas a partir do escaneamento de peças anatômicas, permitindo múltiplas possibilidades de visualização em alta resolução e diferentes ângulos. Além disso, o ANV incorpora jogos digitais educativos como o Sinaptris, o Brain Invaders e o Simon Cérebro, inspirados respectivamente nos clássicos Tetris, Space Invaders e Jogo da Memória, proporcionando uma experiência de aprendizagem interativa e dinâmica que estimula cognitivamente os usuários. Para garantir acessibilidade plena, o atlas contará também com recursos de audiodescrição e tradução para Libras, ampliando o alcance a públicos com deficiências visuais e auditivas. Portanto, espera-se que, ao ser lançado, o ANV se torne uma ferramenta amplamente utilizada por estudantes e professores de todo o Brasil, promovendo não apenas o ensino digital integrado, mas também incentivando a exploração das neurociências por meio de uma abordagem acessível, inclusiva e inovadoraCaderno SIAC.


Análise e contextualização

1) Um atlas concebido sob o paradigma da inclusão cognitiva

O Atlas de Neurociências Virtual (ANV) é fruto direto do compromisso do NUDCEN com a democratização do conhecimento científico. Ele nasce do diagnóstico de uma lacuna estrutural no ensino de neurociências: a escassez de materiais didáticos gratuitos, acessíveis e atualizados, capazes de atender a públicos diversos.
O projeto se insere, portanto, na agenda contemporânea da inclusão cognitiva, isto é, na ampliação dos modos de acesso e representação do saber. Ao privilegiar uma interface digital interativa e multimodal, o ANV reconhece que aprender neurociências é também uma experiência estética e sensorial — e não apenas conceitual.


2) Estrutura multimodal e tecnologias empregadas

O ANV combina três dimensões de inovação pedagógica:

  • Multimodalidade: integra texto, imagem, som e interatividade para atender a diferentes perfis cognitivos e estilos de aprendizagem;
  • Acessibilidade: inclui audiodescrição, tradução em Libras e interface compatível com leitores de tela;
  • Gamificação: incorpora jogos educativos originais — Sinaptris, Brain Invaders e Simon Cérebro — que reforçam conteúdos neuroanatômicos e fisiológicos por meio de desafios cognitivos e memória visual.

Esses elementos materializam o princípio da aprendizagem mediada por experiência (Feuerstein, 1980), na qual o estudante é agente ativo da construção de sentido. O uso de imagens 360° escaneadas de peças anatômicas em alta resolução constitui um marco para o ensino remoto de neurociências, aproximando o rigor acadêmico à fruição visual e tátil.


3) Inovação e política de acesso aberto

A publicação do ANV em múltiplas plataformas — web (HTML5) e Google Play — expressa a adesão do NUDCEN à filosofia de ciência aberta e reprodutível. O projeto posiciona-se na fronteira entre ensino e extensão, oferecendo ao mesmo tempo um repositório didático e um espaço de experimentação cognitiva.
Essa estratégia rompe com o modelo tradicional dos manuais impressos, historicamente excludentes por custo e limitação de recursos sensoriais. Ao adotar licenças abertas e design universal, o ANV propõe uma pedagogia da equidade: cada pessoa aprende no seu ritmo, com os meios que melhor traduzem sua percepção do mundo.


4) A interatividade como mediação semiótica

A presença de jogos, narrativas e visualizações 3D no ANV revela uma concepção semiótica da aprendizagem: o conhecimento não é simplesmente transmitido, mas construído em rede de signos.
Essa abordagem dialoga com Lotman (1990) e a noção de semiosfera, segundo a qual a cultura é um espaço de trocas simbólicas contínuas. Aqui, o “texto” do cérebro torna-se objeto e metáfora — simultaneamente biológico e cultural.


5) Impacto e perspectivas futuras

O impacto esperado do ANV vai além do ambiente escolar. Ao circular como aplicativo gratuito, o atlas poderá servir de base para ações de popularização científica, formações docentes e atividades museológicas do Museu Virtual de Neurociências.
A próxima fase do projeto prevê:

  • inclusão de novos módulos temáticos (neurodesenvolvimento, emoções, plasticidade sináptica);
  • integração com o Museu Virtual e com trilhas formativas da RedeNeuro;
  • expansão da tradução para espanhol e inglês, visando internacionalização e intercâmbio acadêmico.

Conclusão

O Atlas de Neurociências Virtual representa uma síntese exemplar da missão do NUDCEN: transformar o ensino das neurociências em uma experiência cognitiva, estética e socialmente inclusiva.
O projeto combina rigor científico, inovação tecnológica e compromisso com a acessibilidade — reafirmando a vocação da UFRJ para produzir conhecimento público e de alcance nacional.

“A tecnologia só é educativa quando amplia horizontes de compreensão — e não quando restringe o olhar”, observa o Prof. Dr. Glaucio Aranha Barros, ao resumir o espírito do projeto.


Como citar

Campos, A. O.; Goldstein, I. C.; Santos, A. C.; Dinato, R. A.; Cabral, G. R.; Moura, V. C.; Rocha, B. F.; Sholl-Franco, A.; Barros, G. A. (2025). Desenvolvimento e Implementação de Atlas de Neurociências Virtual: Inovação e Inclusividade no Ensino de Neurociências. Pôster — Ensino, Pesquisa e Extensão, SIAC/CCS-UFRJ.


Série “Produção NUDCEN na SIAC 2025”.
Próximo post: NeuroDelas – Meninas nas Neurociências: protagonismo e equidade na formação científica.

">

Related Post

A Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos: integração disciplinar e formação científica (2018–2024)A Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos: integração disciplinar e formação científica (2018–2024)

Dados do trabalho apresentado na SIAC/UFRJ 2025 Título: A Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos como Plataforma de Integração Disciplinar: […]

Produção Acadêmica